Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sendo uma Bênção

Lição 5 dos Juvenis 2 de novembro de 2013

Versos Para Memorizar “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2:52. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.” Marcos 10:45.

Resumo da Lição

Jesus cresceu na cidade de Nazaré e Sua vida, mesmo na mais tenra idade, foi uma bênção para todos os que viviam naquela cidade. Em interessante comentário sobre a infância de Jesus, Ellen White declara que até mesmo a vida dos animais da floresta e dos animais de carga era mais feliz em Nazaré porque Jesus estava ali. Esta lição fala sobre serviço. Se Jesus tornou melhor até a vida dos jumentos e esquilos, quanto melhor não tornaria a vida das pessoas de Sua cidade! Usando Seu exemplo, considere quantas coisas maravilhosas podemos fazer para servir a outros enquanto ainda somos jovens. Não precisamos esperar para realizar grandes coisas!

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Dividir o quadro em duas partes. Um de cada vez, gostaria que vocês mencionassem palavras que representam ocupações geralmente consideradas de um servo. À medida que os alunos forem falando, escrever no quadro: garçom, cozinheira, arrumadeira, enfermeira, diarista, assistente, atendente, etc. Agora, vocês devem mencionar palavras que caracterizam o servo de Deus (humilde, manso, amável, bondoso). Vocês gostariam de ter um servo com essas qualidades para servi-los? Hoje, vamos estudar sobre as maneiras através das quais Jesus serviu a outras pessoas quando Ele era da idade de vocês. COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Vivenciando a História

Pedir que os alunos leiam juntos em voz alta Lucas 2:51, 52. Depois, distribuir cópias do texto “Em Criança”, com trechos do livro O Desejado de Todas as Nações sobre a idade juvenil e jovem de Jesus. Designar partes a diferentes alunos. Após cada uma das leituras, fazer as seguintes perguntas: Após a leitura 1: Como o lugar em que Jesus viveu poderia ter facilitado servir aos outros? Como poderia ter dificultado? Após a leitura 2: O que vocês acham que as “mãos cheias de boa vontade” de Jesus encontraram para fazer de modo a servir aos outros? Que tipo de coisas as “mãos cheias de boa vontade” de vocês podem encontrar para fazer diariamente no lar, na escola, ou no trabalho? O que vocês imaginam que a expressão “abnegada cortesia” significava na vida diária de Jesus? O que ela pode significar na vida de vocês? Após a leitura 3: O que pode a vida das plantas e dos animais ensinar a vocês quanto a maneiras de beneficiar os outros? Após a leitura 4: Que responsabilidades da vida doméstica vocês assumem? O que um “servo voluntário” e um “filho amorável e obediente” têm em comum? Alguma dessas expressões se aplica a vocês? Após leitura 5: Como vocês podem encontrar verdadeira glória e alegria da vida e tornar-se membros úteis da sociedade? Após a leitura 6: De que forma Jesus foi um ajudante? Vocês alguma vez já pensaram em cantar como forma de servir aos outros? De que maneira isso poderia acontecer? Como vocês poderiam servir a outros cantando? Se alguém não souber cantar, de que outras maneiras poderia levar alegria a um ambiente enfadonho ou sombrio? Após a leitura 7: Para que classe de pessoas e/ou animais vocês podem ser de alguma ajuda? Após a leitura 8: Vamos procurar e ler juntos em voz alta, Isaías 42:1: “Eis o Meu servo, a quem sustento, o Meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nEle o meu Espírito, e Ele trará justiça às nações” Imaginem só! Vocês podem reivindicar essas palavras de Deus para si mesmos. COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Explorando o Texto Bíblico Escrever no quadro onde todos possam ver as quatro características das pessoas que servem, mencionadas abaixo, e a lista de textos bíblicos que acompanha cada uma. 1. Doar (2 Coríntios 8:2-4; 9:7; 2 Timóteo 1:16-18; 1 Pedro 5:2) 2. Perdoar (Mateus 5:23, 24; 18:21, 22) 3. Esquecer (Mateus 7:1-5; 1 Coríntios 13:5; Filipenses 3:13, 14) 4. Pacificar (Provérbios 15:1, 18; Romanos 12:18; 14:19) O que exatamente é um servo? Vamos procurar e ler os textos listados. Então, vocês escreverão algumas definições. Permitir que os alunos trabalhem em pequenos grupos, individualmente, ou todos juntos, dependendo do tamanho da classe. Quando estiverem prontos, debater o que encontraram e completar a lista no quadro com as definições (que poderão ser algo mais ou menos assim): 1. Os servos, pessoas que servem, dão de si mesmos a Deus e aos outros. Eles dão voluntariamente. 2. As pessoas que servem perdoam aos outros porque Deus lhes perdoou. 3. As pessoas que servem recusam deixar-se abalar com problemas e ressentimentos insignificantes do passado. 4. As pessoas que servem procuram restituir a paz e animar uns aos outros. Elas aceitam os outros, são tolerantes e positivas. Como Jesus, quando jovem, refletiu as características de alguém que está sempre pronto a servir? Como vocês podem refleti-las? O que aconteceria a sua família se vocês refletissem essas características em seu lar? Qual é nossa mensagem central de hoje? COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Aplicação da Lição

Nenhuma Glória

Montar o cenário. Pedir que as duas alunas escolhidas na semana anterior apresentem a encenação. Analisando O que Glória quis dizer quando afirmou que não há glória nenhuma em servir? Vocês concordam com a afirmação dela? Por quê? Como as ações das garotas demonstraram que estavam prontas para servir? Seria realmente boa vontade em servir quando alguém faz a outro aquilo que lhe pode ser retribuído? O que a encenação mostrou a respeito de ter um coração pronto a servir? Em que aspectos as pessoas nessa encenação agiram de maneira semelhante ou diferente do que Jesus agiria como jovem? Vocês acham que Ele servia apenas às pessoas que apreciavam o que Ele fazia? Como vocês se assemelham ou são diferentes das pessoas na encenação? Como o Verso Para Memorizar e nossa mensagem central se relacionam com a encenação? COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Partilhando a Lição

Sendo uma Bênção Para servir é preciso ter atitude e disposição serviçal. Considerando a atitude serviçal de Jesus como jovem, há alguma coisa que vocês poderiam decidir e permitir que Ele os ajude a mudar quanto à sua atitude no que se refere a servir a outros? Tomem um momento para pensar e escrever no cartão que estão recebendo qual é a atitude para a qual precisam da ajuda dEle para mudar. Escrevam também pelo menos três maneiras em que podem e decidem ser uma bênção a outros durante a semana. Analisando Quem está disposto a partilhar o que escreveu? (Incentivar os alunos a partilhar, mas não forçar ninguém.) Levem para casa o cartão e o coloquem onde possam ver com frequência para se lembrarem de executar seus planos de servir. Orem durante a semana pedindo a Deus oportunidades de ser uma bênção a outros e para terem a atitude serviçal de Jesus. Lembrem-se de que COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

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