Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Preparando-se Para o Amanhã... Hoje

Lição 3 dos Adolescentes 19 de outubro de 2013

I. SINOPSE

David Marshall observou: “Falar a língua do Apocalipse é falar de esperança para um mundo perdido. Nenhum inferno criado pela imaginação humana pode exceder o horror de o nosso próprio mundo doente e poluído continuar a existir pela eternidade. “Os ecologistas dizem que a vida como a conhecemos não poderá continuar por muito tempo. A Bíblia diz a mesma coisa. Porém, há uma grande diferença entre os dois. O apocalipse dos ecologistas fala de catástrofes que aniquilarão a raça humana. O apocalipse bíblico termina com o encontro com Jesus.” – Adventist Review, 2 de jan. de 1992, “How Soon is Soon?”, p. 39. A lição desta semana concentra-se nos últimos acontecimentos deste mundo. Os assuntos que naturalmente virão à tona serão os “sinais” que indicam a breve volta de Jesus. Se desejar, faça referência às questões ecológicas (poluição, desmatamento, etc.), às questões econômicas (crise fi nanceira, crise bancária, etc.), ao clima instável da política ao redor do mundo, às guerras e rumores de guerras, aos desastres naturais e quaisquer outros sinais que indiquem que a segunda vinda de Cristo possa ocorrer em nossa geração. Ao comentar os sinais que precedem a vinda de Jesus, tenha sempre em mente: “O apocalipse bíblico termina com o encontro com Jesus.” Se desejar, relacione esse “encontro com Jesus” com o estudo de João 12:20-43, relato dos não judeus que pediram a Filipe: “Senhor, queremos ver Jesus.” João 12:21. O capítulo 68 do livro O Desejado de Todas as Nações apresenta muitos detalhes a respeito da missão, do preconceito e do ato de julgar pessoas de outra fé. Outra opção seria seguir as orientações do auxiliar do professor e explorar o livro de Apocalipse. Lembre-se de que a ênfase que você escolher dar ao assunto infl uenciará profundamente os alunos. Se escolher utilizar a tática do medo, por exemplo, os alunos poderão fi car aterrorizados ao pensar no tempo de angústia e na marca da besta! Ou, talvez, sentirem-se totalmente despreparados para enfrentar os últimos acontecimentos. A melhor abordagem é enfatizar que nos últimos dias o mais importante é permanecer fiel a Jesus. O Apocalipse nos convida a vivermos na presença do Salvador. Enquanto estivermos com Cristo, não teremos nada a temer.

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: Havia uma história circulando na internet que falava a respeito de um cão grandalhão da raça pastor alemão chamado Urso. O cão de guarda vigiava a casa da família no momento em que um ladrão entrou sorrateiramente pela janela do segundo andar. Urso, percebendo a presença do inimigo, rosnou feito louco. O ladrão pulou para cima de um armário, tremendo de medo, mas feliz de estar ainda vivo. O que fazer agora? Não podia escapar. Não podia relaxar com medo de que o cachorro pulasse para pegá-lo. Teria que ficar sentado ali até que o “monstro” se distraísse. Mas Urso era muito esperto. Seu dono, Dave, treinava cães para uma empresa de segurança particular. Treinado para usar o mínimo de violência, o cão ficou vigiando pacientemente o ladrão. O ladrão esperava fugir na hora em que os donos chegassem em casa e chamassem o cão. Olhou para o relógio (que certamente não era seu). O ponteiro marcava duas da tarde de sexta-feira. Esperou... esperou... e esperou. Na segunda-feira à tarde os donos de Urso chegaram. Ao entrarem em casa, encontraram Urso a postos e o ladrão sentado em sua sujeira em cima do armário. Por três dias não dormiu, não comeu e não bebeu. – Ajude-me! – implorou. Assim que Dave assumiu o controle da situação, Urso correu depressa para o limoeiro para aliviar a bexiga. Era muito obediente e fiel ao treinamento que recebeu. Bebeu água aos goles, engoliu um pouco de ração e apressou- se para voltar ao dever. O ladrão já tinha começado a descer do armário quando viu Urso retornar. Pulou de volta para cima do armário e ficou ali até a polícia chegar. Os policiais ficaram impressionados com a “hospitalidade” de Urso. O ladrão foi preso e Urso continua sempre alerta!

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Comente com os alunos em suas próprias palavras: A Palavra de Deus também nos adverte a vigiarmos os sinais da breve volta de nosso querido Mestre, Jesus Cristo. Mateus 24 apresenta os sinais que predizem Seu advento. As palavras de Jesus no verso 42 compõem o verso de impacto do estudo desta semana: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor” Mateus 24:42. Perguntas a serem consideradas: • Qual a diferença entre vigiar e esperar? • O que significa vigiar ativamente o retorno de Jesus em relação a esperar passivamente? • Quais são os sinais atuais da breve volta de Cristo?

Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. Divida a classe em três grupos e encarregue cada grupo de ler uma das seguintes passagens bíblicas (essas passagens bíblicas complementam Marcos 13) e realizar a atividade correspondente. Após 15 minutos de trabalho em equipe, instrua os grupos a compartilhar os resultados com a classe. (Se sua classe for pequena, escolha apenas uma atividade). Leia João 12:20-43 Desafie o primeiro grupo a criar uma apresentação intitulada: “Queremos ver Jesus.” Instrua-os a basearem a apresentação no pedido feito pelos não judeus (verso 21) e a contribuírem com sugestões pessoais e práticas de como podemos ver Jesus em nosso dia a dia. Leia Mateus 24 O segundo grupo deverá fazer uma lista de todos os sinais da segunda vinda mencionados por Jesus a fim de nos alertar. Em seguida, instrua-os a criarem um documentário que relacione as profecias de Jesus com os acontecimentos atuais (forneça uma filmadora e uma TV para apresentarem o documentário para o restante da classe). Leia Lucas 21:5-38 Peça para o terceiro grupo sair da sala e entrevistar as pessoas que encontrarem com as seguintes perguntas: “Qual é sua maior expectativa ao pensar na volta de Jesus? Por quê?” Após as entrevistas, o grupo deverá retornar para a sala e apresentar as respostas que receberam para a classe.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.

O Cenário

Jesus proferiu a mensagem encontrada em Mateus 24 do alto do Monte das Oliveiras – o mesmo lugar em que o profeta Zacarias predisse que o Messias Se levantaria para estabelecer Seu reino (ver Zacarias 14:4). Aquele era o lugar ideal para os discípulos perguntarem a Jesus quando viria em poder e grande glória. Jesus falou dos eventos que precederiam Sua volta, mas enfatizou que os discípulos deveriam se preocupar menos com a data de Seu retorno e mais em permanecer fiéis aos caminhos de Deus. Dessa maneira, mesmo sem saber a data exata, estariam sempre prontos para se encontrar com o Salvador.

O Cumprimento das Profecias Jesus profetizou: “O Sol ficará escuro, e a Lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados.” Mateus 24:29, NTLH. Tradicionalmente, os adventistas do sétimo dia apontam os seguintes acontecimentos históricos que correspondem à profecia mencionada acima: O Sol. O sol escureceu em 19 de maio de 1780. Esse dia ficou conhecido como “o dia escuro”. A Lua. Na noite de 19 de maio de 1780, parecia que a Lua tinha sido coberta com um enorme tecido escuro, como se o Sol tivesse desaparecido aquele dia. O dia escuro foi descrito por um comandante de navio numa carta enviada ao jornal The Independent Chronicle (Boston) em 15 de junho de 1780. Segundo ele, naquele dia apareceu “a nuvem mais escura” que já viu. Aproximadamente às onze horas da manhã chuviscou e ficou escuro. Entre uma e duas horas da tarde ele foi obrigado a acender uma vela para conduzir o leme. Em Conway, estado de Massachusetts, Estados Unidos, as pessoas almoçaram à luz de velas e os fazendeiros tiveram que parar de trabalhar no campo porque estava escuro demais. Em Fishkill, estado de Nova York, nos Estados Unidos, muitos comércios fecharam as portas à tarde devido à escuridão. As Estrelas. Em 13 de novembro de 1833, ocorreu a grande chuva de estrelas. A profecia de Jesus foi descrita no American Journal of Science and Arts (Diário Americano de Ciência e Artes): “A manhã de 13 de novembro de 1833 tornou-se inesquecível devido à ocorrência do fenômeno conhecido como chuva de estrelas, o fenômeno mais extenso e magnificente do que qualquer outro registrado até aqui. Provavelmente nenhum outro fenômeno celeste ocorreu neste país desde a sua colonização, o que fez com que a chuva de estrelas fosse tão admirada e apreciada por alguns e causasse tanto pavor e medo a outros.” – American Journal of Science and Arts, v. XXV, 1834. Por que a demora? Por que Jesus está demorando tanto para voltar? Desafie os alunos a encontrar as seguintes razões mencionadas nos escritos de Ellen White para a demora do retorno de Cristo (como também outras razões que não foram incluídas na lista abaixo). A seguir, encontram-se algumas razões apresentadas por Ellen White: • O pecado deve transcorrer até o fim para que adoremos a Deus por amor, não por medo. • Nossa ineficiência em proclamar a terceira mensagem angélica. • A reforma do sábado ainda não ocorreu. • Nosso egoísmo. • Para que mais pessoas tenham a oportunidade de escolher a Cristo e não pereçam eternamente. Pergunta para discussão: Em sua opinião, qual é a razão principal para a demora do retorno de Jesus?

III. ENCERRAMENTO

Atividade Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras. Cientes dos sinais constantes que indicam a breve volta de Cristo, um grupo de jovens pediu que o pastor os visitasse. Desejavam saber mais a respeito da segunda vinda. Supondo que você seja o pastor, como responderia às seguintes perguntas? • Estamos vivendo nos últimos dias? • Por que há tantas opiniões a respeito da volta de Cristo? • Já que Jesus está tão perto de voltar, será que é necessário continuar frequentando a escola? • Por que Jesus não nos disse a data de Sua volta?

• De que maneira a crença na segunda vinda tem afetado sua vida? Resumo Conclua fazendo duas perguntas simples: E então? E agora? E então? O apóstolo Pedro apresentou sinais que indicariam o breve retorno de Cristo. Descreveu um mundo absorto “na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos” (1 Pedro 4:3, NTLH) e concluiu: “O fim de todas as coisas está perto.” Verso 7. Pedro não para por aí, mas continua a sugerir coisas específicas que devemos fazer para nos prepararmos para o encontro com Jesus. “O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados. Hospedem uns aos outros, sem reclamar. Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a Palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!” 1 Pedro 4:7-11, NTLH. E agora? O fim está próximo, por isso preste atenção nas coisas que Pedro nos aconselhou a fazer hoje: • Orar (verso 7). • Amar sinceramente uns aos outros (verso 8). • Ajudar o próximo com alegria (verso 9). • Fazer o bem (verso 10). • Usar os dons e os talentos para a glória de Deus (verso 11).

Nenhum comentário: