Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Traidor

Lição 5 dos Adolescentes 2 de novembro de 2013

I. SINOPSE Nesta lição aprenderemos a respeito do sacrifício de Cristo e o dom da salvação. Descobriremos que, para nos submetermos verdadeiramente a Deus, devemos nos humilhar, assim como Jesus Se humilhou. Aprenderemos que, na Última Ceia, Jesus instituiu uma cerimônia para ser realizada em memória de Seu sacrifício por nós. Para aceitarmos plenamente a morte de Cristo, devemos submeter nossa vida à Sua vontade e obedecer-Lhe humildemente. Judas não se submeteu à vontade do Mestre. Amava o dinheiro e era também muito orgulhoso. Traiu Jesus, mesmo sendo tão amado por Ele. Jesus teria salvado Judas se ele tivesse submetido sua vida a Ele. Judas, porém, não aceitou submeter-se à vontade de um Messias tão humilde. Desejava um guerreiro poderoso. Ao estudarmos as cenas da Última Ceia, devemos pedir que Deus purifi que nosso coração. Tiago 4:6 (NTLH) diz: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Explique para os alunos o signifi cado de humildade e de que maneira a humildade nos torna conscientes de nossa fraqueza e necessidade da graça de Deus. Uma pessoa humilde é aquela que está disposta a aprender com os outros e sabe que sempre há o que melhorar. O objetivo da lição desta semana é apresentar aos alunos a experiência de Judas e ajudá-los a aprender com os erros desse ex-discípulo para que não cometam os mesmos equívocos mais tarde. Ajude os alunos a entender que a necessidade da graça de Cristo em nossa vida deve nos tornar humildes diante de Deus e do próximo.

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: Plutarco, um biógrafo famoso, contou que certa vez César, o imperador romano, ao cruzar os Alpes juntamente com seu grupo de oficiais, encontrou uma pequena vila nativa praticamente abandonada. Parecia ser um lugar muito triste. Os oficiais riram entre si e disseram em tom irônico: – Com certeza aqui também encontraremos pessoas usando o próximo para se beneficiar, fazendo qualquer coisa para conseguir o primeiro lugar e homens importantes brigando pelo poder. César respondeu com profunda seriedade: – Preferiria ser o primeiro homem dessa vila do que o segundo de Roma.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Comente com os alunos em suas próprias palavras: Em Marcos 9:35, Jesus afirmou: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos.” Em nossa sociedade moderna, é muito fácil esquecer o que Cristo fez por nós e nos envolvermos com um mundo que está longe do reino de Deus. Ao refletirmos sobre o sacrifício de Jesus, somos levados a nos humilhar diante de Deus e submeter nossa vida completamente a Ele. Não é fácil submeternos à vontade divina por uma série de razões (orgulho, amor ao mundo, desejo de fazer as coisas à própria maneira, etc.). A Última Ceia nos traz à lembrança a morte de Cristo e o sacrifício que fez em nosso lugar. Porém, a história de Judas nos lembra o que acontece quando escolhemos nos distanciar do Mestre.

Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. O que Jesus quis dizer com as seguintes palavras: “Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de Meu Pai” (Mateus 26:29)? Em sua opinião, o que levou Judas a trair Jesus? Será que Jesus alguma vez foi realmente seu Mestre? De que maneira Judas apresentava um coração mesquinho? O que você acha que se passou na mente de Cristo ao saber que estava jantando com alguém que em breve O trairia? O que impediu Judas de submeter-se verdadeiramente ao Mestre? Será que há coisas que podem nos impedir de agirmos com humildade? Se sim, quais? Será que para cada pessoa há coisas diferentes? Explique. Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana: Salmo 147:6; Provérbios 22:4; Gálatas 6:14.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Havia chegado a Páscoa e por isso Jesus instruiu os discípulos a prepararem um jantar especial. A Páscoa é uma das festas judaicas mais antigas e ainda hoje é comemorada pelo povo judeu no mundo inteiro. O povo judeu comemora a Páscoa durante a primavera e a consideram um dia sagrado. As origens dessa cerimônia encontramse no livro de Êxodo. “Nessa noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu Sou o Senhor. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, Eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que Eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” Êxodo 12:12-14, NTLH. Os israelitas que viveram na época do Êxodo receberam a ordem divina de sacrificar um cordeiro sem defeito e assá-lo sem quebrar nenhum de seus ossos. Em seguida, deveriam passar o sangue do cordeiro nos batentes das portas de entrada da casa. Isso os protegeria do Anjo da Morte, que mataria o primogênito da casa, caso os batentes não estivessem manchados com o sangue do cordeiro. Essa era a primeira etapa do plano de Deus para retirar o povo do Egito e da escravidão que os afligiu por tantos anos. O mais impressionante a respeito dessa história é que os primogênitos foram salvos pelo sangue colocado nas portas. Ao passar pelas casas e ver o sangue, o Anjo da Morte não fez mal nenhum ao filho mais velho da família. Tratava-se de um símbolo poderoso da salvação pela fé no sangue de Cristo. A família que obedeceu à ordem divina foi protegida pelo sangue do cordeiro. Claro que o sangue de um animal não tinha poder para salvá-los, mas simbolizava o sangue de Jesus que seria derramado pela humanidade. Essa é a razão de séculos mais tarde o apóstolo Paulo ter escrito: “Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.” 1 Coríntios 5:7, NTLH. A comemoração da Páscoa judaica oferece-nos um tipo, um símbolo do plano da salvação. No momento em que o mundo enfrentar o julgamento final de Deus, aqueles que estiverem cobertos pelo sangue do Cordeiro, e que pela fé reivindicam a salvação encontrada em Jesus, serão salvos.

Resumo

Compartilhe os seguintes pensamentos com as suas próprias palavras: Jesus foi o exemplo perfeito de humildade e graça. Muitas pessoas tendem a considerá- Lo um Deus poderoso e arrogante, mas, na realidade, ao vir a este mundo, tomou sobre Si 28 a forma de servo. Muitas vezes nos esforçamos para alcançar o primeiro lugar. Almejamos a glória e as honras. No entanto, essa atitude é muito diferente da atitude demonstrada por Jesus. Marcos 9:35 diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos.” Devemos nos achegar a Cristo com espírito de humildade e dispostos a submetermos nossa vida à Sua vontade. Devemos pedir a ajuda do Espírito Santo para vencermos o orgulho que habita em nosso coração. Cristo morreu por nós. Sacrificou-se em nosso lugar.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Dicas Importantes

Procure tornar a lição o mais relevante possível para os alunos. Uma maneira de fazer isso é ressaltar as lições espirituais que podem ser colocadas em prática no cotidiano dos alunos. Pergunte o que significa estar protegido pelo “sangue no batente das portas” hoje. De que maneira podemos estar protegidos pelo sangue? Pense em quais mudanças os alunos precisam fazer como resultado do que acabaram de aprender. Tente tornar a lição prática. Pergunte-se: Será que os alunos serão influenciados pelo que acabaram de aprender? De que maneira poderão fazer as mudanças necessárias em casa? Programe uma visita a uma sinagoga local (se houver uma em sua região). Com antecedência, faça os contatos necessários e, se possível, peça ao rabino responsável para explicar à classe o que significa a Páscoa para os judeus. Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura correspondente a esta lição é O Desejado de Todas as Nações, capítulos 72 e 73. Ao aceitar Sua morte expiatória, achegue-se a Ele em humildade e aceite o dom da salvação que Ele lhe oferece.

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