Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Viagem de Paulo

Lição 2 do Rol do Berço Novembro

VERSO PARA DECORAR “Falem dos Seus atos maravilhosos.” Salmo 105:2, NTLH.

Resumo da Lição

Paulo estava viajando de navio. Ele advertiu o capitão da embarcação de que haveria uma grande tempestade, mas o capitão não lhe deu atenção. Quando começou os perigos da tempestade, todos fi caram com medo, mas Deus mostrou a Paulo que ninguém perderia a vida. Paulo animou as pessoas, compartilhando com todas elas a mensagem de esperança. Esta lição fala sobre serviço. Se estivermos dispostos, Deus poderá usar-nos para ministrar aos outros que não pertencem à nossa família e comunidade cristãs. Eles precisam do conforto de Jesus, o qual nós podemos compartilhar.

Decoração da Sala

Um cenário da natureza será apropriado – árvores, flores, pedras, arbustos, etc. Um barco (plástico, inflável, canoa, etc.) ajudará a completar a cena. Esse barco será utilizado na seção Vivenciando a História. Um lençol ou tecido azul pode ser colocado em volta do barco para representar a água.

Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas

Bom-dia, meninos e meninas! É muito bom ver cada um de vocês. Como é bom estar na Escola Sabatina. Vocês estão contentes por terem vindo à Escola Sabatina? O relógio está marcando 9 horas. É hora de começarmos nossa Escola Sabatina. Distribuir relógios para as crianças segurarem enquanto cantam juntas “Ouça o Relógio” (ver p. 49, CD faixa 3).

Estou muito feliz em ver vocês aqui. O sábado é um dia muito especial. Vamos cumprimentar uns aos outros dando um aperto de mão. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança, com um sorriso, um aperto de mão ou um abraço enquanto cantam “Como é Bom na Igreja Estar” (ver p. 49, CD faixa 5). B. Oração Vamos agradecer a Jesus a Escola Sabatina e todos os amiguinhos que vieram hoje aqui. Conversamos com Jesus quando oramos. Preparar‑se para a oração cantando “Quando Oro, Eu Falo com Jesus” (ver p. 50, CD faixa 8). Fazer uma oração simples dando tempo para as crianças repetirem as palavras, que podem ser assim: Querido Jesus, muito obrigado pela Escola Sabatina. Muito obrigado pelas histórias da Bíblia. E muito obrigado porque nos amas. Amém. Então, cantar “Ouve, Senhor” (ver p. 50, CD faixa 10).

C. Visitas Dar as boas‑vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Depois, cantar “Hoje Temos Visita” (ver p. 50, CD faixa 12).

D. Ofertas Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. O dinheiro da nossa oferta vai ajudar essas pessoas a aprender que Jesus ama a cada uma delas também. Por isso, trazemos nossas ofertinhas para ajudar outras pessoas a aprender que Jesus ama a todos nós. Convidar as crianças a trazer suas ofertas para dar a Jesus. Cantar “Abençoa Esta Oferta” (ver p. 50, CD faixa 16). Muito obrigado, meninos e meninas, por trazerem uma ofertinha. Agora, vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe o dinheiro da oferta. Fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Deus, queremos que outras famílias saibam que Jesus ama a cada uma delas. Por favor, usa nossa ofertinha para isso. Amém.

E. Aniversariantes Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário a uma cadeira especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de Aniversário” inserindo o nome da criança (ver p. 51, CD faixas 18 e 19). Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s). Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus pelo seu aniversário. Fazer uma oração especial pela criança. Se possível, dar a ela um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vocês podem encontrar uma figura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 51, CD faixa 23). Nossa história bíblica de hoje é sobre Paulo e Lucas. Eles eram missionários. Isso quer dizer que saíam de casa e viajavam para outros lugares a fim de falar sobre Jesus às pessoas. Nosso Verso Para Decorar diz: “Falem dos Seus atos maravilhosos.” Salmo 105:2. Vamos cantar a música do nosso verso? Cantar “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69). É exatamente isso que Paulo e Lucas faziam. Eles falavam aos outros a respeito das coisas maravilhosas que Deus fizera. Ensinar às crianças o Verso Para Decorar com os seguintes gestos: “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo) Repetir várias vezes.

B. Luzes Paulo e Lucas amavam muito a Jesus. Eles queriam que outras pessoas também aprendessem sobre Jesus. Quando as pessoas partilham as boas‑novas sobre Jesus, às vezes dizemos que elas estão deixando sua luz brilhar. Em nossa história de hoje, Paulo e Lucas estavam deixando sua luz brilhar. Apagar as luzes da classe, acender a vela e segurar para que todas as crianças possam ver enquanto cantam o hino “Sempre Vou Brilhar” (ver p. 53, CD faixa 52).

Alternativas: Distribuir velas de feltro para que as crianças coloquem no flanelógrafo ao cantar. Ao deixar sua luz brilhar, vocês falam a outros sobre as coisas maravilhosas que Deus faz por vocês? Sim! Paulo e Lucas falavam a muitas pessoas a respeito de Jesus e de como Ele perdoa nossos pecados. Vamos cantar outra vez o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69).

C. Viajando no Barco Paulo e Lucas falaram sobre Jesus a muitas pessoas. Mas nem todas as pessoas queriam ouvir a respeito de Jesus. Agora, soldados estavam levando Paulo e Lucas para a cidade de Roma. Eles precisaram viajar em um grande barco. Convidar uma criança de cada vez para sentar‑se no barco enquanto um adulto a balança gentilmente. Se não for possível conseguir um barco, pedir que uma ou duas crianças de cada vez se sentem sobre um lençol ou coberta e dois adultos pegam as pontas do lençol ou coberta e as balançam de um lado para outro enquanto cantam “Vai um Barco Sobre o Mar” (ver p. 54, CD faixa 57).

D. Paulo Adverte o Capitão A viagem de Paulo e Lucas levaria muitos dias. O barco devia parar várias vezes em muitos lugares diferentes. Essa era a época do ano em que havia muitas tempestades. Mas o capitão do navio queria chegar logo a Roma. Por isso, um dia quando uma suave brisa começou a soprar ele decidiu que estava na hora de partir. Mas Paulo sabia que logo cairia uma forte tempestade. Então, ele foi falar com o capitão. Ensinar às crianças o seguinte recitativo com gestos: Senhor capitão, ouça o que vou dizer: (levantar e bater continência) Uma forte tempestade vai logo cair; ( levantar os braços e agitá‑los de um lado para outro imitando galhos sob o efeito de forte vento) Hoje não devemos sair; ( acenar “não” com a cabeça e com o dedo indicador) Escute bem o que estou a dizer. ( mão em forma de concha atrás do ouvido e então apontar para a boca)

E. A Tempestade O capitão não se importou com o que Paulo disse. Achou que era um dia perfeito para viajar de barco. Por isso, recolheu a âncora e começou a navegar. Eles não estavam muito longe quando o vento começou a soprar bem forte. Ligar o ventilador na direção das crianças para que sintam o vento, ou abaná‑las com leque. Logo começou a chover. Borrifar água levemente sobre as crianças. Então, houve trovões e relâmpagos. Tocar a fita cassete com o som de trovões. Apagar e acender repetidas vezes as luzes da sala, ou apagar as luzes e piscar várias vezes uma lanterna. As ondas ficaram cada vez mais altas e agitadas. Estavam no meio de uma tempestade terrível! Se desejar, distribuir tambores e chocalhos às crianças e permitir que façam o barulho de trovões enquanto cantam. Se tiver o barco da Atividade C à disposição, convidar algumas crianças para sentarem no barco enquanto os adultos o balançam de um lado para outro. Borrifar um pouco de água nas crianças.

F. O Anjo As ondas subiam cada vez mais alto. O barco balançava fortemente de um lado para outro. A tempestade durou muitos dias. Todos que estavam no barco ficaram com medo e se sentiram mal. Até Paulo e Lucas estavam tristes. Então, uma noite enquanto Paulo estava tentando dormir, um anjo veio falar com ele. O anjo disse: “Não tenha medo, Paulo. O barco vai virar, mas ninguém vai se afogar.” Jesus enviou o anjo a Paulo com um recado para todas as pessoas que estavam no barco. Distribuir anjos para as crianças e, dependendo do tipo de material, convidá‑las a acenar com os anjos ou colocá‑los no flanelógrafo enquanto cantam “Um Anjo ao Meu Lado” (ver p. 54, CD faixa 35). O anjo queria que Paulo desse a boa notícia a todos que estavam no barco. Vocês podem dizer comigo o Verso Para Decorar? Convidar as crianças para que façam os gestos enquanto falam juntos o verso.

“Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo) Que coisa maravilhosa Deus ia fazer? Ele salvaria a todos da tempestade.

G. Vamos Comer Alguma Coisa Os marinheiros perceberam que o barco estava se aproximando da praia. Já fazia alguns dias que os marinheiros e as outras pessoas que estavam no barco não comiam nada; estavam se sentindo mal e com muito medo. Mas o anjo tinha dito a Paulo que o barco ia virar. Por isso, ele sabia que poderiam precisar nadar até a praia. Precisariam ter forças para nadar. Então, Paulo insistiu que todos comessem alguma coisa. Distribuir alimentos de plástico ou de feltro para cada criança. Então, convidá‑las a colocar as gravuras de feltro no flanelógrafo, ou os alimentos de plástico na cesta.

H. Salvos na Praia No dia seguinte, os homens do barco viram uma ilha com uma praia bonita. Mas o barco encalhou na areia antes de chegar à praia. As fortes ondas quebraram todo o barco. Todas as pessoas tiveram que nadar até a praia ou agarrar algum pedaço de madeira do navio e segurar firme até conseguir chegar à praia. Finalmente, todos estavam a salvos na praia! Convidar as crianças para que acenem suas bandeiras ou toquem seus instrumentos em louvor a Deus por salvar as pessoas, enquanto cantam o hino “Louvem a Jesus” (ver p. 52, CD faixa 24). Deus fez algo maravilhoso! Ele salvou a vida de todas as pessoas que estavam no barco! Vamos dizer outra vez nosso Verso Para Decorar. Vocês se lembram dos gestos? Convidar as crianças para que repitam o verso enquanto fazem os gestos. “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo)

I. Precisamos Falar Quando Deus faz alguma coisa maravilhosa para nós, gostamos de contar aos outros. Paulo e Lucas contaram aos outros a respeito das coisas maravilhosas que Deus fez por eles. Nós também podemos contar aos outros sobre Jesus. Ensinar o seguinte recitativo com gestos: Quando conhecemos Jesus (apontar para o alto) E também o Seu amor (braços cruzados sobre o peito) Há uma coisa importante (levantar dedo indicador) Que precisamos fazer. (sacudir o dedo indicador com insistência) Precisamos contar, contar, (mãos em forma de concha junto à boca) Cochichando (mãos em forma de concha bem juntinho à boca) Ou gritando. (abrir as mãos como que ampliando o som) Precisamos falar do amor de Jesus (dar alguns pulinhos com os punhos cerrados) Para todas as pessoas! (mão estendida mostrando de um lado a outro)

J. Bocas Bondosas Que tipo de boca fala aos outros a respeito de Jesus? Boca bondosa. As pessoas que falam sobre Jesus aos outros sempre escolhem palavras bondosas e amáveis. Distribuir a gravura de boca às crianças. Vamos colocar as bocas bondosas no flanelógrafo enquanto cantamos “Cuide Bem ao Falar” (ver p. 54, CD faixa 55). Vamos usar nossa boca bondosa para falar mais uma vez o Verso Para Decorar. Convidar as crianças para que repitam o verso enquanto fazem os gestos com você. “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo)

K. Partilhando as Boas‑novas Quais são as boas‑novas que queremos partilhar com outros? Queremos contar aos outros que Deus os ama tanto que enviou Jesus à Terra para nos salvar. Distribuir às crianças as bandeirinhas ou gravuras de Jesus em feltro para segurarem enquanto cantam “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69). Deus fez muitas coisas maravilhosas para nós assim como fez para Paulo e Lucas. Vocês podem falar a alguém a respeito de Jesus e de quanto Ele ama vocês? Vão lembrar‑se de fazer isso? Então, vamos cantar novamente a música do nosso Verso Para Decorar “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69). Vocês se lembram dos gestos? Convidar as crianças para que repitam o verso com os gestos. “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo)

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