Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Surpresa ao Amanhecer

Juvenis Lição 3 20 de abril de 2013

Verso Para Memorizar “Ele não está aqui! Ressuscitou! [...] Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros.” Lucas 24:6, 9.

Resumo da Lição

As mulheres foram ao túmulo no domingo bem cedo e o encontraram vazio. Sua tristeza, entretanto, se transformou em alegria quando dois anjos lhes disseram que Jesus havia ressuscitado. Diante das palavras dos anjos, as mulheres se lembraram do que Jesus dissera antes da crucifixão. Compreendendo a realidade, elas foram apressadamente compartilhar com os discípulos as boas-novas. Esta lição fala sobre comunidade. Por causa da ressurreição de Jesus, nós também temos a esperança de vida eterna. É nossa alegria e responsabilidade, então, partilhar esta grande esperança em nossa comunidade de familiares e amigos.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Pensem em alguma ocasião em que vocês mal podiam esperar para partilhar com outros uma notícia empolgante. (Dar aos alunos a oportunidade de partilhar sua notícia.) Quão empolgados estamos nós para partilhar as boas-novas da ressurreição de Jesus? Por quê? Quão empolgados vocês acham que deveríamos estar? A história da lição de hoje é sobre a ressurreição de Jesus e sobre nossa resposta ao partilhar com outros essa boa notícia. Nossa mensagem diz que PODEMOS COMPARTILHAR NOSSA ESPERANÇA DE VIDA ETERNA POR CAUSA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.

Vivenciando a História

Com antecedência, fazer cópias do script para cada aluno. Pedir que os alunos se revezem na leitura, em voz alta, de Lucas 24:1-12. Distribuir as cópias do script (roteiro da encenação) e pedir que alguns voluntários apresentem a encenação. Ou, se preferir, distribuir papel e lápis e pedir que enquanto ouvem a leitura os alunos se imaginem sendo Pedro. Escrevam como vocês se sentem a respeito do que acabam de ouvir e visualizar. O que estão pensando? O que estão querendo saber? Pedir que alguns voluntários partilhem com os demais colegas o que escreveram. Por que foi tão difícil para Pedro aceitar o que as mulheres disseram? Por que ele ainda ficou querendo saber o que teria acontecido depois de ter visto o sepulcro vazio? Nós sabemos que Jesus ressuscitou, por isso PODEMOS COMPARTILHAR NOSSA ESPERANÇA DE VIDA ETERNA POR CAUSA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.

Vaqueiro do Sudão José tem cabelo preto, bem curto e bela pele escura e brilhante. Ele pertence à tribo Dinka no Sul do Sudão. Esta tribo muda-se de um lugar para outro em busca de pastagens para seu gado. O gado é o mais valioso bem que possuem. Sete anos de idade Quando José tinha sete anos de idade, ele morava em uma pequena aldeia no Sul do Sudão, não muito distante do rio Nilo Branco. É uma área boa para se criar gado porque tem grandes pastagens, arbustos altos e florestas que oferecem sombra agradável. A casa de José, chamada de tukul, era uma choça feita de postes rebocados em barro, com telhado de capim. O piso era de terra batida. Ele e seus familiares dormiam em esteiras no chão. O pai de José tinha um enorme rebanho de gado. Todas as manhãs, José se encontrava com outros garotos a fim de levar as vacas para pastar onde havia grama verdinha e fresca. Dois anos mais tarde, quando José tinha 9 anos, ele começou a frequentar a escola para aprender a ler e escrever. Ia à escola durante parte do dia e cuidava do gado na outra parte do dia. Catorze anos de idade Quando José tinha 14 anos de idade, a guerra do Sudão atingiu sua região. A escola do povoado foi fechada, e José foi enviado para cuidar das vacas o dia inteiro. Como ele era o mais velho dentre os irmãos e primos, era o responsável por todo o gado e pelos outros vaqueiros. José dirigia o grupo e o rebanho às pastagens escolhendo uma área onde havia abundância de pasto verdinho para o rebanho. Então, ele e os demais garotos se espalhavam em volta do rebanho para que nenhum animal se afastasse para onde havia perigo. Eles ficavam atentos para afugentar animais selvagens como leões, hienas e leopardos. Para proteger-se, bem como proteger os animais, José carregava sempre um porrete e um arpão, chamado kokap. Ele usava o arpão para matar peixes no rio ou lago. E se um animal selvagem o atacasse, podia também usar o arpão para matá-lo. Os meninos não levavam lanche quando iam para as pastagens. Comiam qualquer coisa que pudessem encontrar ou pegar: peixes, cocos, raízes, frutas, etc. José observava o trajeto do sol no céu cor de anil, e quando percebia que ele se aproximava do horizonte, chamava todos os garotos e juntos conduziam o gado de volta à aldeia e o recolhiam nos currais para passar a noite. Geralmente, enquanto esperavam pelo jantar, os garotos jogavam adier, um jogo parecido com futebol. Como não tinham bola de futebol, jogavam com bola de madeira. A bola era dura e podia realmente machucar, se atingisse um dos garotos. José se torna adulto Por causa da guerra, muitas pessoas tiveram que mudar de suas aldeias para outras áreas a fim de encontrar segurança. Muitas delas foram para Khartoum, cidade grande no Norte do país. José se mudou para a Etiópia. Enquanto morava lá, aprendeu sobre Jesus. Descobriu que Jesus o amava tanto que havia morrido por ele. Aprendeu também que Jesus voltará em breve a fim de levar todos os que O amam para morar com Ele no Céu, onde não haverá mais guerras, nem refugiados! Quando a igreja convocou voluntários para levar a mensagem a aldeias e povoados onde o povo nunca ouvira de Jesus, José se ofereceu para ir. Atualmente ele é um obreiro de Jesus em um lugar chamado Nova Cush. Ele costumava cuidar do gado do próprio pai, mas agora cuida das ovelhas e cordeiros de Deus, certificando-se de que estejam seguros, longe de Satanás. ________ (Extraído do Informativo dos Menores, 4o trimestre, 15 de novembro de 1997.)

Partilhando a Lição

Reflexão Sobre a Ressurreição Pensem na cena da ressurreição. Leiam sobre ela em Mateus 28:1-10 e Lucas 24:1-12 e reflitam por alguns instantes. Dar algum tempo para que os alunos leiam e reflitam. Como vocês visualizam a ressurreição? Procurem representar o que vocês imaginaram por meio de um desenho, uma poesia ou uma música. Analisando Dar, aos que desejarem, a oportunidade de partilhar com os demais colegas da classe o que fizeram. Como vocês visualizaram a cena? Em que aspecto a cena que vocês imaginaram é semelhante ou diferente da que outros imaginaram? Escolham uma palavra ou frase para descrever seu sentimento a respeito da cena. Por que vocês desejariam falar dessa cena a outras pessoas? Com quem vocês gostariam de partilhar isso durante a semana? Lembrem-se de que PODEMOS COMPARTILHAR NOSSA ESPERANÇA DE VIDA ETERNA POR CAUSA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.

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