Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Maravilhoso Deus

Lição 7 dos Juvenis 17 de novembro de 2012

Verso Para MeMorizar “Sou [...] Aquele que os susterá. Eu os fiz e Eu os levarei; Eu os sustentarei e Eu os salvarei.” Isaías 46:4.

Resumo da Lição

Deus pacientemente restabeleceu Sua autoridade aos olhos de Jó ao relembrá-lo de Seu maravilhoso poder criador. Para todos os lados que Jó olhava, ele via a mão de Deus atuando para o bem de todos os envolvidos. Ao vermos o quadro completo da atividade de Deus em toda a criação, podemos encontrar paz ao entregar-Lhe nossos temores e dúvidas. Esta lição fala sobre graça. Podemos confiar no cuidado de Deus. Como Criador de todas as coisas, Ele é também nosso mantenedor.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net” Providenciar para os seis alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando Em nossa lição de hoje, Deus ajuda Jó a lembrar-se de que Ele é o poderoso Criador. Ele quer que Jó confie nEle, mesmo que Jó não entenda exatamente o que está acontecendo em sua vida.

Vivenciando a História

Dividir os alunos em quatro grupos, cada um com um adulto atuando como moderador, se possível. Providenciar para cada grupo algum material de artesanato e um mural de papel (que seja grande o suficiente para todos os membros do grupo trabalharem nele ao mesmo tempo).Atribuir a cada grupo um dos textos a seguir. Pedir que os componentes de cada grupo se revezem na leitura dos versos do seu texto e depois decidam juntos como ilustrar o texto no mural de modo que todos façam alguma coisa.

Jó 38:4-18 (Terra)

Jó 38:19-38 (Céus)

Jó 38:39-41 e capítulo 39 (animais)

Jó 40:15-24 e capítulo 41 (animais ferozes)

Definir um limite de tempo para que os alunos trabalhem. Quando todos os murais estiverem prontos, exibi-los onde todos possam ver. (Reservar o material de artesanato para ser usado novamente na seção

Partilhando a Lição.)

Analisando

O que vocês acharam das perguntas de Deus? Como se sentiram em relação às maravilhas da natureza que Ele descreveu? (Elas são tão complexas, tão grandes, tão poderosas, tão maravilhosas.) O que vocês descobriram sobre Deus? (Seu maravilhoso poder criador e Sua paciência para conosco.) E que descobriram sobre si mesmos? (Quão pequenos somos, quão pouco conhecemos, quão indefesos somos sem Deus.)

Explorando o Texto Bíblico

Vamos ler alguns textos que contêm promessas do poder mantenedor de Deus. Pedir que alguns voluntários procurem e leiam os seguintes textos, se possível na Nova Versão Internacional: Salmo 55:22; Salmo 89:21; Salmo 119:116; Salmo 119:175; Isaías 46:4.

Analisando

Na opinião de vocês, o que significa a palavra “sustentar”? (Dar tempo para debaterem. De acordo com o Dicionário Aurélio: “dar apoio; manter; prover de víveres; fornecer o necessário para a sobrevivência”. Dá-nos a ideia de garantir subsistência ou sustento da vida: habitação, alimento, provisões, nutrição.)

Roteiro da encenação

“Juvenis Net”

Ulla: Ainda não superei o sentimento de ira. Meu pai fraturou seriamente a perna e não poderá andar por algum tempo. Ivan: Mas dentro de pouco tempo ele ficará bem. E Deus é o único que pode curá-lo. Darren: Acabei de entrar. Lamento a situação do seu pai, Ulla. Ulla: Muito obrigada. Eu também lamento. Eu ainda estou zangada, pois ele se feriu tentando ajudar alguém. Tendai: Deus não parece ter ficado aborrecido com Jó quando ele achou que Deus estava sendo injusto. Ana: Oi, pessoal. Desculpem-me o atraso. Mas eu queria lembrar-lhes de que Deus corrigiu Jó. Ulla: Corrigiu? Ana: Ele disse a Jó que Ele era o Criador e o Mantenedor. Ivan: Mantenedor? Ana: Sim. Ele manteria ou cuidaria de Jó, embora Jó não entendesse como. Ulla: Bem, eu não sei como Deus cuidará da nossa família se meu pai não puder trabalhar por seis semanas. Emiko: Isso me faz lembrar um verso que acabei de aprender: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.” Isso está escrito em algum lugar no livro de Salmos.* Darren: Bem, Ulla, acho que isso significa que você não terá que mendigar o pão. Emiko: Eu acho que isso também significa que seu pai está nas mãos de Deus, embora você não entenda por que ele se machucou. Ulla: Talvez seja melhor eu pedir a Deus um pouco mais de confiança, em vez de me preocupar com o sentimento de ira.

* Salmo 37:25.

Um comentário:

Catequese e Luz disse...

Querida amiga, a paz de Jesus! Venho dizer que admiro muito seu blog e te entregar um presente que está exposto no meu blog http://catequeseeluzz.blogspot.com.br/ - passe lá para buscar, é com muito carinho que venho te oferecer!

Abraços, Amiga Érica