Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Vez dos Profetas

Lição 2 dos Adolescentes 14 de abril de 2012

Texto Bíblico: 1 Reis 19:15-21; 2 Reis 2. Comentário: Profetas e Reis, capítulos 17, 18.

I. SINOPSE

Os capítulos 17 e 18 de Profetas e Reis foram baseados em quatro histórias da vida de Eliseu. Cada história apresenta lições valiosas a serem exploradas com os seus alunos. Procure enfatizar os seguintes temas que emergem das histórias.

1. Deus usou Elias para chamar Eliseu (1 Reis 19:19-21). Assim como acontecia nos tempos antigos, também é necessário que o mesmo ocorra hoje. Deus precisa de Elias modernos que disciplinem e instruam jovens nos caminhos do Senhor. Da mesma forma, Deus precisa de Eliseus que estejam dispostos a ser guiados por Deus e a deixar tudo para trás a fi m de atender o Seu chamado. Talvez Deus o esteja chamando para o ministério de Elias e esta lição será o impulso que você precisa para dar início a uma conversa com um Eliseu em seu círculo de amigos ou para que você seja seu instrutor na vida espiritual.

2. Eliseu pediu e recebeu o dobro do Espírito (2 Reis 2:7-10, 15). O pedido de Eliseu para receber o dobro do Espírito demonstrou uma grande maturidade espiritual de sua parte. Semelhante ao pedido de Salomão por sabedoria, Deus está ansioso para satisfazer o desejo de alguém de receber uma porção extra do Espírito. Você pode focar essa história e usá-la para dar início a um debate a respeito do papel e do trabalho do Espírito Santo.

3. As águas são purificadas (2 Reis 2:19-22). Ellen White escreveu: “A purificação das águas de Jericó foi realizada, não por qualquer sabedoria da parte do homem, mas pela miraculosa interposição de Deus. Aqueles que haviam reconstruído a cidade eram indignos do favor do Céu.” – Profetas e Reis, p. 231. A partir desse comentário, você pode falar a respeito da graça purifi cadora de Deus. Todos somos indignos, e mesmo assim a graça nos é concedida sem reservas por um Pai que nos ama infinitamente.

4. Eliseu é zombado (2 Reis 2:23-25). Essa é uma história interessante que levanta algumas questões sobre o respeito que devemos ter para com os líderes espirituais. Discuta com a classe o que essa história tem a nos ensinar hoje.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Comente com os alunos em suas próprias palavras: Emanuel Ninger foi um homem dotado de um talento raro que, se usado corretamente, poderia ter beneficiado a sociedade de maneira significativa. Em vez disso, ele utilizou seus talentos desonestamente. Da mesma forma, você tem talentos únicos. Deus lhe concedeu talentos que nenhuma outra pessoa no planeta possui. Talvez você saiba cantar. Quem sabe você conheça a técnica de consertar motores de carros. Ou talvez seja a melhor faxineira da cidade. Não sei quais são seus talentos, mas sei que cada um possui um talento especial concedido por Deus. Assim como Deus chamou Elias e Eliseu para fazerem um trabalho especial, Ele o está chamando hoje.

Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.

1. O Chamado de Elias De que maneira você pode relacionar o pedido de Eliseu para retornar para sua casa antes de seguir Elias com a seguinte história relatada em Mateus 8? “Jesus viu a multidão em volta dEle e mandou os discípulos irem para o lado leste do lago. Um mestre da Lei chegou perto dEle e disse: ‘– Mestre, estou pronto a seguir o Senhor para qualquer lugar aonde o Senhor for!’ Jesus respondeu: ‘– As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.’ E outro, que era seguidor de Jesus, disse: ‘– Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.’ Jesus respondeu: ‘– Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos.’” Mateus 8:18-22, NTLH.

2. O Pedido de Eliseu Calvin Seereld disse uma vez: “Talvez você tenha alguns dons humanos que sejam maravilhosos, geralmente é assim. Mas, se usados de maneira inapropriada, que não seja para a exaltação do Senhor, mas para a própria exaltação, ou para a exaltação da razão, ou para a exaltação do dinheiro, então o pecado arruinou os dons humanos que nos foram concedidos por Deus.” Compare essa citação com o pedido de Eliseu para receber uma porção dobrada do Espírito Santo. Quais dons Deus lhe confiou que não devem ser usados de forma inapropriada?

3. A Purificação das Águas Que histórias bíblicas podem ilustrar a graça purificadora de Deus?

4. Zombando de Eliseu Leia o Salmo 8 e discuta a respeito do amor de Deus por todas as pessoas. De que forma a compreensão do amor de Deus por nós nos mostra a maneira como somos chamados a amar uns aos outros? Mostrar amor a alguém é o mesmo que demonstrar respeito? Explique. Apresentando o Contexto e o Cenário Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.

1. 1 Reis 19:19 Quando Elias lançou seu manto sobre Eliseu, foi um ato simbólico que demonstrava a transferência do poder e da autoridade do profeta mais velho para o profeta mais jovem. Em virtude do chamado de Eliseu, o manto de Elias simbolizava a vocação profética. Os cinquenta homens que eram discípulos dos profetas, observando todo esse cerimonial ao longe, são também uma prova do poder de Deus que estaria sobre o profeta.

2. 2 Reis 2:9 A NIV Life Application Bible apresenta um comentário em relação ao desejo de Eliseu por receber uma porção dobrada do Espírito de Deus: “Deus atendeu ao pedido de Eliseu porque seus motivos eram puros. Seu principal desejo não era ser mais poderoso do que Elias, mas realizar ainda maiores obras na causa de Deus. Se nossos motivos são puros, não devemos temer ao pedirmos grandes coisas a Deus. Quando rogamos a Deus por poder ou habilidades maiores, precisamos examinar nossos anseios e banir todo e qualquer traço de egoísmo que possa ser encontrado.”

3. 2 Reis 2:19 As águas de Jericó eram abundantes e puras, mas se tornaram escassas e inapropriadas para o uso. Consequentemente, o vale também estava ficando estéril. Parecia que a maldição sobre o homem que tentasse reconstruir Jericó (veja Josué 6:26 e 1 Reis 16:34) se estendia para também fazer secar a terra.

4. 2 Reis 2:23 e 24 Alguns jovens de Betel, o centro da idolatria no reino do norte, provavelmente estavam ameaçando Eliseu para que não pregasse contra sua imoralidade como fez Elias. Não estavam apenas zombando do profeta por ser careca, mas demonstravam um ostensivo desrespeito para com a mensagem de Eliseu e a autoridade de Deus. Devem ter igualmente demonstrado sua descrença na carruagem de fogo que levou Elias ao Céu. Observe que quando Eliseu amaldiçoou os jovens não ordenou que viessem as ursas. Esse foi um ato da justiça de Deus por causa do coração duro e insensível daquelas pessoas.

Resumo

Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: No encerramento, lembre os alunos de que Deus deseja muito derramar uma porção dobrada de Seu Espírito sobre cada um. Assim como Deus chamou Elias e Eliseu, Ele também nos chama hoje para Seu serviço. Desafie cada aluno a usar os dons espirituais para honrar a Deus e viver de acordo com Seu propósito para cada um. Ele capacitará todo aquele que se dispuser a realizar Sua obra. Encerre com a bênção de Hebreus 13:20 e 21: “Que o Deus de paz lhes dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a Sua vontade. E que Ele, por meio de Jesus Cristo, faça em nós tudo o que Lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre! Amém” (NTLH).

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ganhando respeito Uma das lições que podemos extrair da história das ursas que atacaram aqueles jovens é a importância de ter respeito para com os mais velhos. Uma coisa é ensinar os alunos acerca da importância de ser respeitoso. Mas os professores bem-sucedidos sabem que o verdadeiro respeito é conquistado. É o fruto natural e inevitável para professores que vivem de maneira íntegra e exemplar. Participando da vida dos alunos além dos momentos da Escola Sabatina, você conquistará, e não mais apenas exigirá, o respeito de todos eles. Kathy Mellor, uma professora de North Kingstown, estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, premiada pelo presidente George W. Bush como professora do ano, compreende a importância de se conquistar o respeito dos alunos. O jornal The Washington Times registrou o fato dizendo que “a Sra. Mellor recomenda a todos os professores que vão além da sala de aula e compreendam a vida de seus alunos. Ela é conhecida por estabelecer padrões elevados, porém realistas, e por conquistar tamanho respeito de seus alunos que todos querem que ela participe com eles até mesmo das festas com os amigos.”

Nenhum comentário: