Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de abril de 2012

Rejeitando o Chamado Para Servir

Lição 1   dos Adolescentes    7 de abril de 2012

Texto Bíblico: 1 Reis 21; 2 Reis 9. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 16.

I. SINOPSE

A história de Acabe e Jezabel oferece uma grande variedade de temas a serem discutidos com os alunos. Maldade, egoísmo, julgamento, idolatria, espiritismo, valores, comprometimento – esses são apenas alguns dos temas que poderão ser enfatizados nesta lição. Ainda hoje, o nome “Jezabel” é sinônimo de maldade. Seu nome signifi ca “não exaltada” ou “impura”. Certamente, há muitas mulheres em nossa cultura que exercem a mesma infl uência maligna que Jezabel exerceu no passado. Você poderá traçar um paralelo entre as famosas “Jezabéis” da atualidade e a personagem bíblica. Essa discussão pode ajudar os jovens a colocar fi sionomias modernas na antiga história abordada nesta lição. Uma das aplicações que Ellen White apresentou a respeito dessa história relaciona-se à idolatria. Ela escreveu: “O espírito de idolatria predomina no mundo hoje. […] Cada dia acrescenta suas lastimáveis evidências de que a fé na segura Palavra da Profecia está em declínio, e que em seu lugar superstições e satânicos enganos estão cativando a mente de muitos.” – Profetas e Reis, p. 210. Um outro tema que vem à tona naturalmente nessa história é o perigo do egoísmo. Ellen White salienta que Acabe “fi cou inteiramente controlado pelo espírito de egocentrismo”. – Profetas e Reis, p. 204. Em contraposição, o antídoto para o egocentrismo é o chamado para servir. Esse é o tema que terá mais destaque neste material. Este estudo lhe dará a oportunidade de debater sobre a atitude que predomina nos tempos atuais de que tudo deve girar em torno do “eu”. As histórias dos reis e rainhas antigos que adoravam ídolos e a si próprios nos lembram de que há uma maneira melhor de viver. Na verdade, tudo se resume em servir a Deus.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Pergunte aos alunos se alguém encontrou a mesma resposta. Logo em seguida, comente, usando suas próprias palavras: Muitas vezes nossas soluções para os dilemas que enfrentamos na vida não são tão criativas quanto a solução encontrada pelo candidato. Na maioria das vezes, preocupamo- nos primeiro com nossos próprios interesses e demonstramos pouca preocupação em como nossas decisões poderão afetar outras pessoas. Quando nos colocamos no lugar dos outros, a solução encontrada geralmente beneficia todos os lados. Pensar de maneira altruísta é a chave.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. 1. A rejeição de Nabote ao pedido de Acabe. É interessante notar a rejeição persistente de Nabote ao pedido do rei Acabe, de comprar sua vinha. Podemos sentir o pavor de Nabote na resposta que deu a Acabe: “Esta plantação de uvas é uma herança dos meus antepassados. Deus me livre de entregá-la ao Senhor.” 1 Reis 21:3, NTLH. Nenhum homem poderia vender para sempre qualquer parte da herança de seus pais. Ela poderia ser vendida ou hipotecada até o ano do jubileu, ano em que a herança seria devolvida ao dono original, se não tivesse sido resgatada antes desse período (ver Levítico 25:14-17, 25-28). O Comentário Adam Clark explica: “Acabe provavelmente desejava que Nabote transferisse a sua vinha definitivamente para ele, e isso era expressamente proibido pela lei de Deus. Assim, Nabote não poderia, em conformidade com sua obediência a Deus, atender ao pedido do rei. Foi altamente perverso da parte de Acabe tentar Nabote a vender sua vinha, e o fato de cobiçá-la demonstra a depravação da alma de Acabe.” Será que Deus Se aborrece menos com a ganância insaciável e o materialismo que parece predominar nos dias de hoje? Por que você acha que Deus não parece agir de maneira tão severa hoje contra os indivíduos gananciosos como Ele fez no caso de Acabe? Como você explicaria o que aconteceu com Nabote? Afinal, ele estava apenas defendendo seus direitos dados por Deus e, mesmo assim, foi apedrejado até a morte.

2. A maldição contra Acabe. A maldição proferida por Elias contra Acabe em 1 Reis 21:21-24 é idêntica à maldição proferida contra Jeroboão e contra Baasa (ver 1 Reis 14:10, 11; 16:3, 4). Lemos em 1 Reis 21:27-29, no entanto, que Acabe se humilhou perante Deus. Como resultado, Deus explicou para Elias que já que ele estava fazendo isso, não seria durante a vida dele que Ele traria a desgraça que prometeu. Seria durante a vida do filho dele que Deus faria cair a desgraça sobre a família de Acabe (1 Reis 21:29). Até mesmo um pequeno ato de arrependimento (como no caso de Acabe) leva Deus a agir com misericórdia. O que essa demonstração da graça nos ensina a respeito da natureza de Deus? Se Jezabel tivesse se arrependido de sua maldade, você acha que Deus teria agido da mesma maneira com ela? Por quê? 3. O desgosto de Deus com Acazias. Ellen White fez um comentário a respeito do pecado de Acazias: “Deus tinha motivos para desgostar-Se ante a impiedade de Acazias. Que não havia Ele feito para conquistar o coração do povo de Israel e inspirar-lhes confiança em Si? […] Fora um auxílio sempre presente a todos que O buscavam em sinceridade. Contudo o rei de Israel, desviando- se agora de Deus para suplicar ajuda ao pior inimigo de seu povo, proclamava aos pagãos que tinha mais confiança nos seus ídolos do que no Deus do Céu. De igual maneira homens e mulheres desonram-nO quando tornam da Fonte de força e sabedoria para solicitar auxílio ou conselho dos poderes das trevas. Se a ira de Deus foi acesa pelo ato de Acazias, como considera Ele os que, tendo ainda maior luz, escolhem adotar uma conduta semelhante?” – Profetas e Reis, p. 211 e 212. De que maneira somos tentados hoje a procurar a sabedoria do mundo no lugar da sabedoria que vem de Deus?

Resumo

Compartilhe a seguinte história extraída do livro de Kevin Harney, usando suas próprias palavras: Um garotinho sentou no chão da sala das crianças na igreja com uma bola de borracha vermelha embaixo de cada braço e três outras bolas presas contra o chão e seus joelhinhos. Tentava proteger todas as cinco bolas das outras crianças que se encontravam na escolinha. O problema era que ele não conseguia segurar todas as cinco bolas de uma vez, e a bola próxima aos seus pés encontrava-se especialmente fácil de ser roubada. Assim, sempre que uma criança demonstrava interesse em brincar com uma das bolas, ele rosnava para deixar bem claro que aqueles brinquedos eram só dele... Por cerca de cinco minutos, aquele garotinho rosnou, fez cara feia e manteve as outras crianças bem longe. Como um leão que protege os últimos restos de sua caça, aquele “leãozinho” não estava disposto a compartilhar seus brinquedos com ninguém. As outras crianças cercaram a “caça” como se fossem urubus, procurando uma maneira de pular e roubar a bola sem serem atacadas ou mordidas. Sinceramente, eu não sabia se ria ou chorava ao presenciar aquela cena. Foi então que me ocorreu: Aquele garotinho não estava se divertindo nenhum pouco. A alegria não passava nem perto dele. Ele não só estava infeliz, mas as outras crianças pareciam tristes também. O egoísmo daquele garotinho criou um buraco negro que sugou toda a alegria da Escola Sabatina.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

“Dez Dicas para Professores Votados Como os Melhores do Ano” (Adaptado de www.psychologicalscience.org). 1. Primeiro, saiba o conteúdo. 2. Estude a ciência e a arte de ensinar. 3. Observe um ensino de primeira linha e reflita naquilo que possa funcionar para você. 4. Encontre pessoas que valorizem a educação. 5. Esteja disposto a experimentar. 6. Nem sempre você será eficaz, mas lute para dar o seu melhor todos os dias. 7. Seja um entusiasta! 8. Importe-se sinceramente com os seus alunos. 9. Conheça os seus alunos. 10. Sempre peça que lhe deem um retorno; seja grato pelas críticas.

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