Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 1 de março de 2012

Amizade a Toda Prova

Lição 9 dos Juvenis 3 de março de 2012

Verso Para MeMorizar “[Jônatas] disse a Davi: Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do Senhor, quando dissemos: O Senhor para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes.” 1 Samuel 20:42.

Resumo da Lição

Davi e Jônatas eram bons amigos. Eles trabalhavam e se divertiam juntos. Davi achava que Saul, pai de Jônatas, estava procurando matá-lo. Jônatas e Davi elaboraram um plano para descobrir se isso era verdade. Jônatas contaria a verdade a Davi. Eles partilharam informações, conversaram sobre o que fazer e executaram seu plano. Ambos prometeram um ao outro lealdade e amizade duradoura. Esta lição fala sobre comunidade. Porque Deus nos ama, nós amamos uns aos outros. Como cristãos, encorajamos e apoiamos uns aos outros em nossos objetivos comuns.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando De que sentiriam mais falta, se seu melhor amigo se mudasse? Vocês já fizeram alguma vez uma “aliança” ou “pacto” com alguém? Em que sentido Jesus fez um “pacto” conosco? Que semelhanças ou diferenças há entre o relacionamento de vocês com Jesus e o relacionamento de vocês com seu melhor amigo ou amiga? Por que é importante ter amigos que também sejam amigos de Jesus?

PODEMOS RESPEITAR OS AMIGOS QUE POSSUEM OS MESMOS OBJETIVOS E VALORES QUE OS NOSSOS. PODEMOS CONFIAR NELES.

Vivenciando a História

Se possível, colocar quatro cadeiras à frente da sala. Escolher quatro alunos (ou jovens um pouco mais velhos) para ler as partes de Jônatas, Davi, Saul e um narrador (ou professor como narrador) conforme encontradas em 1 Samuel 20. (Se possível, ensaiar com antecedência para que a leitura seja feita com expressão.) Pedir que os demais alunos acompanhem a leitura em suas Bíblias. Analisando Quem nesta história tinha os mesmos objetivos e valores? (Davi e Jônatas.) Qual era o objetivo de Saul? (Manter sua família no trono.) Qual era o objetivo de Jônatas? (Ser leal ao seu amigo, ser honesto, obedecer a Deus.) Qual era o objetivo de Davi? (Permanecer vivo, servir a Deus.) Que pessoas, nessa história, tinham objetivos e valores semelhantes? (Jônatas e Davi.)

Explorando o Texto Bíblico

Vamos ler 2 Coríntios 6:14 e 16. Pedir a alguém que ainda não participou da leitura, que leia o texto em voz alta para toda a classe. Que semelhança há entre esse texto e o que acabamos de considerar? (Saul estava começando a escolher objetivos diferentes dos de Jônatas e Davi. Havia mais acordo e harmonia entre Davi e Jônatas do que entre Jônatas e seu próprio pai, porque Jônatas respeitava a escolha divina de Davi ser o próximo rei.)

APLicação da Lição

A Cor da Amizade Cada aluno deve ter um fio de lã amarrado no dedo, de uma das cores: vermelho, azul, verde e amarelo (ver Atividade Preparatória B). Escrever onde todos possam ver (cartolina fixada na parede ou quadro de giz): Vermelho – coragem e vigor Amarelo – ânimo Azul – lealdade e fidelidade Verde – honestidade e veracidade Pedir aos alunos que formem quatro grupos, um de cada cor (conforme as cores dos fios de lã). São necessárias diferentes qualidades para ser amigo. Aqui estão as qualidades que o grupo de vocês possui. Como um só grupo, quero que desenvolvam uma encenação, demonstrando como as qualidades da amizade do grupo de vocês podem ser usadas na seguinte situação: Você se encontra com Roberto durante as férias escolares, quando ele e sua família iam para a igreja. Os familiares de Roberto são novos na igreja adventista e seus pais os convidam para almoçar, após o culto. Depois dessa ocasião, você e Roberto se encontram muitas vezes e andam juntos. Agora, que as aulas começaram novamente, você percebe que Roberto não se identifica bem com os demais colegas. Seus amigos começam a fazer comentários sobre o fato de Roberto estar sempre perto de você. Durante o horário do lanche, você ouve os colegas fazendo planos para fazer uma brincadeira de mau gosto com ele. Analisando Depois de os alunos apresentarem sua encenação, perguntar: Qual seria a coisa mais difícil para vocês fazerem nessa situação? Por quê? E se vocês não ajudassem Roberto? Vamos analisar juntos alguns versos bíblicos. Vamos procurar 1 Samuel 20:42. Pedir que um dos alunos leia o verso em voz alta para todos. Como vocês acham que esse verso se aplica a essa situação? Agora, vamos ler Salmo 136:1. Quem é o amigo que nunca nos decepciona?

PODEMOS RESPEITAR OS AMIGOS QUE POSSUEM OS MESMOS OBJETIVOS E VALORES QUE OS NOSSOS. PODEMOS CONFIAR NELES.

PartiLhando a Lição Pacto / Compromisso Com antecedência, fazer duas cópias do modelo de compromisso para cada aluno. Pedir que pensem em outra pessoa cristã (não precisa ser alguém da idade deles) com quem gostariam de fazer um pacto de lealdade e amizade. Pacto ou compromisso é um acordo feito entre duas ou mais pessoas, especialmente para a execução de algum ato. Davi e Jônatas fizeram um pacto (algumas versões dizem “aliança”). Vamos ler novamente 1 Samuel 20:12-16. Pedir a um aluno que leia os versos em voz alta para todos ouvirem. Vocês podem pensar em alguma outra pessoa cristã com quem gostariam de fazer um pacto ou compromisso? Um pacto pode ser uma promessa que você faz a um amigo de que ambos estudarão a Bíblia todos os dias. Pode ser um compromisso entre vocês e seus pais de respeitarem um ao outro. Vamos nos dividir em grupos pequenos e considerar com quem vamos fazer um pacto. Peguem as duas cópias do pacto. Vocês e seu amigo ou membro da família assinarão as duas cópias do pacto e cada pessoa ficará com uma.

Analisando

Com quem vocês decidiram fazer o pacto? Por que escolheram essa pessoa? Como vocês acham que essa pessoa responderá quando vocês pedirem que ela faça um compromisso com vocês? Incentivar os alunos a relatar no próximo sábado, como foi a experiência de assinar o pacto.

Encerramento

Vamos agradecer a Deus o pacto que Ele fez conosco. Vamos agradecer-Lhe a dádiva de amigos que têm os mesmos alvos e valores. Oremos, pedindo que Ele abençoe os pactos que são feitos em nome dEle, e que ajude a todos nós a sermos amáveis para com todas as pessoas. Pedir aos alunos que orem em silêncio. Encerrar o período de oração com uma prece curta

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho!