Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sentença de Morte

Lição 8 Primários 25 de fevereiro de 2012

VERSO PARA DECORAR “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra.” Salmo 34:7, ARA.

image

Resumo da Lição

Faraó se recusou a responder às advertências de Deus. A décima praga foi a mais terrível de todas – a morte dos primogênitos. Era tempo de temor bem como de esperança para os israelitas; uma noite para ser lembrada. Por gerações, ela não somente seria lembrada pelo livramento deles do Egito, mas também porque Deus enviaria Seu Filho para salvá-los de uma escravidão ainda pior – a escravidão do pecado. Esta lição fala sobre adoração. Deus usou a décima praga para demonstrar Seu grande amor por Seu povo e as consequências do pecado. Ele os libertou. Também usou a ocasião para revelar Seu plano de salvar o mundo do pecado. Nós, também, temos uma escolha. Adoramos a Deus quando O louvamos por salvar-nos do pecado.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Se o grupo for grande, talvez seja necessário pedir aos pais que providenciem mala de viagem e roupas para serem colocadas dentro da mala. Pedir a um homem que se vista como Moisés e conte a história. Quando Deus fala, pedir a um professor que repita as palavras ou apresente a fala gravada. Personagens: Moisés, voz de Deus, filhos de Israel. (Dividir as crianças em grupos familiares com mãe, pai e dois ou três filhos.) Alô, meninos e meninas! Meu nome é Moisés. Deus me deu uma missão especial. Nove vezes, eu fui a Faraó e pedi que deixasse os israelitas saírem do Egito. Nove vezes, Faraó disse “Não”. Então, Deus enviou terríveis pragas sobre a terra. A água se transformou em sangue. Rãs, piolhos e moscas cobriram a terra. Os rebanhos morreram. As pessoas sofreram com terríveis tumores purulentos. Uma tempestade de granizo destruiu quase toda a vegetação e gafanhotos vieram e destruíram o que restou. Durante a nona praga, ficou totalmente escuro por três dias. Depois disso, Faraó me disse que se eu fosse de novo à sua presença, ele me mataria. Então, Deus me falou sobre a última e mais terrível praga. Ele disse: – Haverá mais uma praga. Depois disso, Faraó deixará vocês irem. À meia-noite, enviarei um anjo de morte pelo Egito. E todos os primogênitos morrerão. Mas protegerei Meu povo se ele fizer o que Eu pedir. [Moisés acena aos israelitas que se reúnam em volta.] – Povo de Israel, venha ouvir as instruções de Deus. Sigam rigorosamente essas instruções e todos estarão seguros. Se as ignorarem, alguém da família de vocês morrerá.

Cada família deverá escolher um cordeiro perfeito de um ano. Dentro de quatro dias, por volta da hora do pôr do sol, o pai de cada família deverá matar o cordeiro. Um pouco do sangue deverá ser reservado à parte. Deverão borrifar esse sangue nas laterais e vigas da porta da frente de suas casas. Depois disso, ninguém deve sair de casa até o amanhecer. Deus enviará um anjo de morte pela terra do Egito. O primogênito de todas as famílias deverá morrer. Mas esta é a promessa de Deus a vocês: Ninguém morrerá nas casas em que houver sangue nas laterais da porta da frente. O anjo passará por alto essas casas. Vocês deverão assar o cordeiro. Deverão, então, comê-lo com ervas amargas e pão ázimo (pão sem fermento). Ao comerem, estejam prontos para sair: com suas capas e com sandálias nos pés. Se sobrar alguma parte do cordeiro, deverão queimá-la no fogo. Se a família for muito pequena para comer um cordeiro inteiro, ela deve convidar outra família para partilhar o cordeiro juntos. Ambas as famílias, porém, deverão passar o sangue nas portas de suas casas. Quando o dia chegou, as famílias israelitas seguiram fielmente as instruções. [Pai na família encena matar cordeiro; crianças usam ramos para aplicar “sangue” (ketchup) no umbral da porta; mãe arruma a mesa e coloca bolacha salgada no prato.] Todos ficaram em suas casas até que ouviram clamores. [Moisés grita]: – O anjo destruidor do Senhor passou pela terra do Egito. Morreram todos os primogênitos de todas as famílias egípcias, desde a família de Faraó até a do mais humilde servo. Faraó, finalmente, concordou em fazer o que Deus pediu, e disse para deixarmos o país. Empacotamos rapidamente nossos pertences. [Colocar as roupas nas malas.] As pessoas pediram aos seus senhores egípcios presentes de ouro e de prata. Elas riam e gritavam umas às outras: – Somos livres. Finalmente, somos livres! [Todos dizem: “Somos livres!”] Essa refeição se tornou conhecida como a Páscoa. Os judeus ainda celebram a Páscoa cada ano para recordar como Deus nos resgatou dos egípcios. A Páscoa também nos faz lembrar de Jesus, que veio e morreu pelos nossos pecados. Assim como o sangue do cordeiro salvou da morte, os primogênitos na primeira Páscoa, a morte de Jesus – o Cordeiro de Deus – salva a todos nós de nossos pecados. Se crermos em Jesus e O amarmos, seremos livres e poderemos viver com Ele no Céu por causa de Sua morte. Nós O adoramos pelo maravilhoso plano da salvação. Analisando Dar tempo para resposta. Quantos de vocês é o filho mais velho da família? Se vocês tivessem estado lá, que teriam pensado acerca da última praga? Quão cuidadosos vocês teriam sido sobre colocar o sangue do cordeiro nos umbrais da porta? Vocês teriam colocado só um pouquinho ou bastante sangue? Como teriam se sentido quando ouvissem o anjo passando sobre o lar de vocês? Por que Jesus algumas vezes é chamado de “Cordeiro”? Podemos ser felizes porque Jesus tomou nosso lugar e morreu pelos nossos pecados, assim como os israelitas, podemos ser libertos do pecado. Vamos dizer nossa mensagem:

ADORAMOS A DEUS QUANDO O LOUVAMOS POR NOS RESGATAR DO PECADO.

PartiLhando a Lição

Crachá de Resgate Divino Com antecedência, fazer cópias do desenho da boia para cada criança. Pedir-lhes que recortem e escrevam no centro “Equipe de Resgate Divino”. Prender os crachás nas crianças com alfinetes de segurança. O que teria acontecido se Moisés não tivesse partilhado o plano de resgate divino com os israelitas? (O filho mais velho de cada família teria morrido.) O que acontecerá se nós não partilharmos com outras pessoas o plano de resgate divino para o mundo? (Elas não saberão sobre ele. Elas não estarão preparadas para a volta de Jesus.) Todos nós podemos fazer parte da Equipe de Resgate Divino e falar aos outros sobre Deus e Seu plano de salvação. Dividir as crianças em duplas e dar-lhes uma oportunidade de praticar o que dirão às pessoas que lhes perguntar qual é o significado do crachá. Analisando O que vocês dirão quando alguém perguntar qual é o significado do seu crachá? (Deus enviou Seu Filho Jesus para morrer pelos nossos pecados.) Jesus veio para resgatar apenas algumas pessoas? (Não. Jesus veio para resgatar todos.) Vamos usar nossos crachás ao ir para casa. Quando as pessoas perguntarem sobre ele, vamos contar a todos que Deus deseja resgatá-los do pecado. Vamos dizer nossa mensagem: ADORAMOS A DEUS QUANDO O LOUVAMOS POR NOS RESGATAR DO PECADO.

 

Encerramento

Pedir às crianças que façam um círculo em torno da cruz usada na Oração. Orar para que Deus lhes dê oportunidade de falar às pessoas a fim de que Ele possa resgatá-las do pecado.

image

Nenhum comentário: