Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quando Jesus Ficou com Sede

Lição 8 dos Juvenis 25 de fevereiro de 2012

Verso Para MeMorizar

“Deus é espírito, e é necessário que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.” João 4:24.

Referências João 4:5-26; O Desejado de Todas as Nações, p. 183-190.

Resumo da Lição

Quando Jesus encontrou a mulher samaritana junto ao poço e conversou com ela sobre a adoração, Ele lhe mostrou que a adoração pode ocorrer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância. Deus é maior do que qualquer lugar específico de adoração. As respostas de Jesus às perguntas da mulher samaritana lhe mostraram que ela precisava de um Salvador e que o ato de adorar é mais importante do que o lugar de adoração. Esta lição fala sobre adoração. Onde quer que estejamos, podemos responder ao amor de Deus. Ele aprecia nossa adoração. O lugar em que adoramos e as cerimônias que realizamos não têm significado sem o espírito correto de adoração. Cristo tem “sede” de nosso reconhecimento pelo que Ele fez por nós.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net”

Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando

O que vocês acham dessa situação? Como responderiam a Emiko? Hebreus 10:25 diz que devemos nos reunir ou congregar para adorar a Deus. Quais são algumas maneiras de adorar a Deus que não são consideradas apropriadas para a sua igreja?

Quais são algumas das maneiras como outros adoram a Deus que percebemos ser diferentes da maneira como nós adoramos? Em que outros lugares, além da igreja, vocês acham que podemos adorar a Deus? Como vocês O adoram nesses lugares? Como vocês acham que será a adoração no Céu?

Vivenciando a História

Construir um “poço” no meio da sala. (Se achar apropriado, dar aos alunos um retângulo de tecido para usarem na cabeça como na semana anterior.) Os alunos devem se sentar em volta do poço, as garotas de um lado e os garotos do outro. Pedir a todos que procurem em sua Bíblia o texto de João 4:5-26. Eu serei o narrador. As meninas lerão tudo que a mulher samaritana disse. Os meninos lerão tudo que Jesus disse. (Se possível, ter um professor ou moderador para ler com cada grupo a fim de ajudar a unificar a leitura.) Vocês acham que Jesus chegou a beber água ali? Por quê? (Incentivar os alunos a procurar mais adiante, no capítulo 4, para tentar encontrar a resposta.) Ler a seguinte citação aos alunos: “Nosso Redentor tem sede de reconhecimento. Tem fome da simpatia e do amor daqueles que comprou com Seu próprio sangue. Anela com inexprimível desejo que venham a Ele e tenham vida. Como a mãe espreita o sorriso de reconhecimento de seu filhinho, o qual lhe revela o alvorecer da inteligência, assim está Cristo atento à expressão de grato amor que revela haver começado a vida espiritual na alma.” Naquele dia, que tipo de sede foi satisfeita por Jesus?

Explorando o Texto Bíblico

Vamos procurar outros textos em que Jesus oferece a água da vida. Pedir a diferentes alunos que procurem e leiam em voz alta os seguintes textos: João 7:37-39 Apocalipse 21:5 Apocalipse 22:17. Vocês se lembram dos fatos sobre a água que mencionamos hoje no início do programa? Por que vocês acham que Jesus decidiu usar a “água da vida” como meio de nos ajudar a compreendê- Lo melhor? (Incentivar diversas respostas. Possibilidades: Precisamos muito da água. Não podemos viver sem ela. A água nos faz crescer. Ajuda nosso corpo a funcionar bem.)

image

Aplicação da Lição

Sede de Deus Anotar cada um dos textos abaixo em diferentes pedaços de papel, repetindo-os de modo a ter textos suficientes para todos os alunos: Salmo 63:1; Salmo 42:1 e 2. (Ou simplesmente atribuir a cada aluno um dos textos.) Pedir-lhes que procurem e leiam silenciosamente seu texto. Agora, eu quero que se separem em grupos de dois ou três, pensem e troquem ideias sobre maneiras na sua vida diária em que vocês podem mostrar que têm sede de Deus. Depois de permitir que os alunos debatam o assunto em pequenos grupos durante alguns minutos, pedir-lhes que se voltem para você novamente (ou para seu professor ou moderador, no caso de classes grandes) e que alguns voluntários partilhem com os demais colegas o que foi debatido em seu grupo. (Tendo desejo de gastar tempo com Deus, de ler a Bíblia, de orar, de ouvir música cristã, de gastar tempo junto à natureza, etc.) Essa pode ser uma boa ocasião para tomar algum tempo debatendo com os alunos como fazer um plano de leitura individual da Bíblia para o próprio crescimento espiritual.

PartiLhando a Lição

Liturgia — Retoques Finais Usar a “Liturgia” desenvolvida na semana anterior. Neste sábado, acrescentar ou completar as decisões a respeito do tempo de duração de cada atividade. Decidir que pessoas vão dirigir e participar em cada atividade. Debater sobre qualquer outro detalhe final, material ou ensaio necessário. Vocês acham que nossos planos têm o verdadeiro espírito de adoração, ou são simplesmente formais? Estamos partilhando informação com a congregação, ou ajudando as pessoas a se comunicarem mais com Deus? (Dar algum tempo para os alunos trocarem ideias sobre suas opiniões.) Vamos pensar um pouco em nossa mensagem central:

NÃO IMPORTA ONDE ESTEJAMOS, PODEMOS ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO COMO RESPOSTA AO SEU AMOR.

Será que nosso culto seria uma adoração a Deus mesmo que não ocorresse na igreja? Vamos, agora, ter alguns momentos especiais de oração pelo culto de adoração que faremos. Pedir a um voluntário que comece a oração. Dizer aos alunos que qualquer deles poderá em seguida fazer uma oração curta, e um adulto encerrará esses momentos com uma oração.

Encerramento

Orar, pedindo que Deus dirija os planos da classe, e esteja com os alunos e com as pessoas que eles convidarão para ir à igreja.

Nenhum comentário: