Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fogo que não se Apagava

Lição 6 Primários 11 de fevereiro de 2012

VERSO PARA DECORAR “Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.” Êxodo 3:5.

Resumo da Lição

Depois de quarenta anos vivendo como pastor no deserto, Moisés viu um arbusto queimando, o qual não se consumia. Quando foi investigar, Deus falou com ele. Disse a Moisés que voltasse ao Egito e libertasse os israelitas da escravidão. Moisés fez perguntas a Deus. Ele prometeu estar com Moisés e ajudá-lo a ter êxito. Esta lição fala sobre adoração. Deus Se revelou a Moisés na forma de um arbusto queimando. Quando Moisés se aproximou do arbusto, Deus lhe disse que tirasse as sandálias, pois ele estava pisando em solo sagrado. Podemos não precisar tirar os sapatos quando entramos na igreja, mas devemos mostrar respeito e reverência de outras maneiras.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagens: Homem vestido de Moisés, “voz de Deus” (gravada com antecedência, ou pedir que alguém leia as palavras de Deus). Pedir que Moisés se assente no deserto. Solicitar que alguém lidere as crianças a fazer o seguinte: Palavras: Ações: Moisés inclinar-se e fazer de conta que tiram os sapatos. Deus acenar rosto alegre. Alô! Meninos e meninas. Meu nome é Moisés. Moro no deserto e trabalho como pastor cuidando das ovelhas de meu sogro. Já se passaram quase quarenta anos desde que fugi do Egito. Talvez vocês já tenham ouvido falar que eu matei um egípcio. Eu não sei o que estava pensando naquele momento. Achei que libertaria meu povo, os israelitas, mas só me meti em confusão. Deus tem sido meu amigo, e embora eu tenha cometido muitos erros, Ele esteve comigo e me protegeu enquanto eu viajei através do deserto. Eu me lembro do primeiro entardecer ao chegar aqui. Algumas pastoras se aproximaram para tirar água do poço para seus animais. Então, alguns pastores chegaram e tentaram afastar as moças. Achei que não era correto o que estava acontecendo, de maneira que pedi aos homens que esperassem sua vez ou usassem outro poço. Então, ajudei as moças a tirar água. Elas me convidaram para um encontro com Jetro, pai delas, e acabei ficando ali. Eu me casei com uma das filhas de Jetro, Zípora, e tivemos dois filhos. O Faraó, da época que fugi, morrera. Mas meu povo, os israelitas, estava agora em pior situação do que nunca. O novo Faraó era mais cruel do que o anterior. Como realmente desejei não ter resolvido as coisas a meu modo e ter matado aquele egípcio! Se tão somente tivesse esperado que Deus me tivesse mostrado quando devia agir, talvez meu povo já pudesse estar livre! Olhem! O que é aquilo? Olhem ali! [Apontar o “arbusto ardente”.] Que coisa estranha! Arbustos frequentemente pegam fogo no deserto, mas esse fogo não consome o arbusto. Vou ver o que está acontecendo. [Moisés se aproxima do “arbusto ardente”.] [Deus] – Moisés! Moisés! [Moisés] – Eis me aqui. [Deus] – Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa. [Moisés se inclina, tira os sapatos, e permanece ajoelhado diante do arbusto.] [Deus] – Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó. Tenho visto a opressão sobre o Meu povo no Egito. Quero que você diga a Faraó que deixe o Meu povo sair. [Moisés] – Mas, Senhor, quem sou eu para me apresentar a Faraó? [Deus] – Eu serei com você. Prometo que ao você tirar Meu povo do Egito, todos vocês virão a este monte para Me adorar. [Moisés] – Mas, que direi aos israelitas? Quem eu direi que me enviou? [Deus] – Diga aos israelitas que o Deus de seus antepassados o enviou. Diga-lhes que Eu sei o que se passa com eles. Diga que Eu o enviei para libertá-los. Eles o atenderão. Eu sei que o rei dos egípcios não acreditará em você. Mas isso Me dará grande oportunidade. Farei sinais e maravilhas para que todos saibam que Eu sou o Deus verdadeiro. Então, tudo silenciou, e percebi que Deus tinha ido embora. Meus olhos! Eu pude ainda sentir a luz brilhante em meus olhos! Mal podia acreditar naquilo! Permaneci ali junto ao arbusto durante um longo tempo e orei, pedindo forças e sabedoria para fazer o que Deus desejava que eu fizesse. Precisava ir. Precisava fazer a vontade de Deus. Na próxima semana contarei a vocês o que aconteceu no Egito. Analisando Dar tempo para respostas. Por que vocês acham que Deus esperou quarenta anos antes de conversar com Moisés sobre os israelitas? Por que Deus desejava que Moisés falasse com Faraó? Por que Ele deixou Moisés cuidar das ovelhas durante quarenta anos? (Quando Moisés fugiu, ele queria fazer as coisas a seu próprio modo. Enquanto Moisés permaneceu no deserto ele aprendeu a ser paciente e a ouvir a Deus.) Por que Deus disse a Moisés que tirasse os sapatos? (Era a maneira de mostrar respeito ou reverência.) Como devemos mostrar respeito e reverência hoje? (Ficando quietos. Andando na igreja sem fazer barulho. Prestando atenção.) Nossa mensagem nos diz que

ADORAMOS A DEUS QUANDO SOMOS REVERENTES.

Aplicação da Lição

Visitando o Rei Imaginem que o líder de seu país está vindo para uma visita. Vocês gostariam de escolher algumas roupas que gostariam de usar para recebê-lo? Dar tempo. Por que vocês não escolheram as roupas velhas? (Usar roupas velhas não mostra respeito.) Quando vamos à igreja, temos um encontro com o Rei dos reis; alguém mais importante do que os líderes de nosso país. Vamos falar sobre como podemos mostrar nosso respeito a Deus na igreja. Escrever as sugestões no quadro de giz ou branco. Reserválas para a próxima atividade.

Analisando

Resumir as sugestões das crianças. Sempre fazemos estas coisas? Que efeito exercemos sobre os outros quando eles veem que somos reverentes? (Eles ficam quietos, são mais reverentes, ouvem a Deus lhes falando.) Vamos louvar a Deus por termos oportunidade de ir reverentemente à Sua presença ao cantar “Agradeço” (ver p. 108, CD faixa 6). A mensagem de hoje diz:

ADORAMOS A DEUS QUANDO SOMOS REVERENTES.

PartiLhando a Lição

Seguir Nosso Exemplo Formar pequenos grupos. Dar a cada grupo, uma ou mais sugestões da Aplicação da Lição e pedir-lhe que façam uma representação prática por que aquilo é importante. Dar tempo para que eles encenem a representação.

Encerramento

Orar para que um espírito de reverência encha a vida de cada criança.

image

Nenhum comentário: