Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conhecendo a Vontade de Deus

Lição 13 dos Adolescentes 24 de setembro de 2011

História Bíblica: Juízes 6-8; 10.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 53.

I. SINOPSE

Esta lição é principalmente sobre Gideão, mas ela também nos ensina sobre outros assuntos. Os perigos de se ajustar ao mundo, adoração de ídolos, atender ao chamado de Deus, caráter, liderança, falhar com Deus, conhecer a vontade de Deus – esses são apenas alguns dos temas abordados nesta lição. Para cumprir o propósito desta lição, a ênfase deve ser colocada em três coisas: (1) a vontade de Deus; (2) conhecer seu propósito; e (3) o remanescente e sua missão. Embora alguns cristãos citem o método de Gideão de usar um novelo de lã (Juízes 6:36– 40) como a melhor maneira para discernir a vontade de Deus, é importante notar que essa é a única ocasião na Bíblia em que Deus revelou Sua vontade através de um novelo de lã. O novelo não foi a primeira escolha de Deus como um método. Afinal de contas, o Senhor já havia dito a Gideão o que fazer (Juízes 6:11-16) e até deu um sinal para confirmar (Juízes 6:17-22). Mesmo assim, Gideão demonstrou fé menos do que perfeita e pediu mais evidências. Sendo assim, há um método melhor do que o do novelo para conhecer a vontade de Deus? Max Lucado responde: “Sim, Deus nos disse de forma clara e objetiva o que Ele deseja através da Bíblia. Por exemplo, os Dez Mandamentos dão instruções diretas para orientar nosso comportamento em diversas áreas da vida.” Outra nuance da história de Gideão se centraliza no chamado de Deus. Na abordagem de Ellen White sobre essa história, está claro que Deus chamou Gideão para realizar uma obra especial por Seu povo. Ainda hoje, Deus chama jovens para viverem uma vida cheia de propósito. Finalmente, exatamente como Deus libertou Seu povo dos midianitas, assim também Ele libertará Seu povo no tempo do fim. Satanás e seus agentes neste mundo não prevalecerão. Louvado seja Deus porque, através dos séculos, preservou um povo remanescente e fiel.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Perguntas para o estudo da lição: Você já pediu a Deus para lhe dar um sinal que tornasse a vontade dEle conhecida? A história do amendoim confeitado de Karl é diferente do novelo de Gideão? É essa a melhor maneira de discernir a direção de Deus para sua vida? Com frequência, as pessoas perguntam: “Como posso saber a vontade de Deus?” Talvez a melhor pergunta seja esta: “Como posso conhecer a Deus?” Porque Deus não está tentando esconder Sua vontade de você. Ele tem um propósito para sua vida e Ele deseja torná-lo conhecido enquanto você vive diariamente em Sua presença.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Para esta lição pode ser interessante oferecer aos alunos... 1. Uma Perspectiva Histórica Juízes 6:1 e 2 diz: “De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos Ele os entregou nas mãos dos midianitas. Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.” Em suas próprias palavras, apresente esta breve história dos midianitas: A Bíblia nos diz que Midiã foi filho de Abraão com sua mulher Quetura (peça que um voluntário leia Gênesis 25:1-6). Seus descendentes, os midianitas, se estabeleceram no território a leste do Rio Jordão e também na região leste do Mar Morto (posteriormente ocupada pelos amonitas, moabitas e edomitas) e ao sul do deserto de Arabá (peça que os alunos encontrem o território num mapa de Israel antigo). Midiã também foi o lugar em que Moisés passou 40 anos entre o tempo que ele fugiu do Egito e seu retorno para libertar os escravos judeus. Durante esse tempo, Moisés casou com Zípora, a filha de Jetro, o sacerdote de Midiã. A Bíblia sugere que a manifestação de Deus na sarça ardente no monte Horebe aconteceu em Midiã (peça que um voluntário leia Êxodo 3:1). Nos últimos anos os midianitas foram frequentemente opressivos e hostis para com os israelitas. De certa forma, isso era devido ao castigo divino por sua idolatria. Na época de Gideão, os midianitas estavam atacando Israel usando camelos. Portanto, o livramento dos midianitas foi um grande milagre celebrado pelo povo de Deus. Hoje, o antigo território de Midiã se encontra espalhado em pequenas porções da Arábia Saudita ocidental, sul do Jordão, sul de Israel e o Sinai (peça que os alunos encontrem essa área em um mapa moderno). 2. Uma Perspectiva Pessoal Apresente sua própria história de chamado divino. Descreva portas que Deus abriu e fechou. Você fez uso de algum tipo de novelo ou sinal de Deus? Como você soube que era a vontade de Deus? Pode ser algo que tenha envolvido uma importante decisão (por exemplo, casamento, a escolha de uma profissão, unir-se à igreja, etc.) ou pode ser uma experiência de sentir o chamado de Deus para tomar a iniciativa para fazer algo (por exemplo, ajudar algum morador de rua, se oferecer para passar a lição, falar de Deus para alguém, etc.) 3. Uma Perspectiva Espiritual O capítulo 53 de Patriarcas e Profetas termina com estas sérias palavras: “Satanás opera por intermédio dos ímpios, sob a capa de uma pretensa amizade, para seduzir o povo de Deus ao pecado, a fim de que os possa separar dEle; e, quando é removida a sua defesa, leva então seus agentes a se voltarem contra eles e procurar efetuar sua destruição.” – Página 559. Quem são “os midianitas” de hoje? Que influências em nossa cultura induz o povo de Deus a pecar? O que podemos aprender dessa parte da história dos israelitas?

Resumo

A história de Gideão oferece um contexto ideal para falar sobre conhecer e seguir a vontade de Deus. Exatamente como chamou Gideão e tinha um propósito para a vida dele, Deus também chama cada jovem hoje. Além do mais, esta lição ilustra os resultados desastrosos de envolver-se demais com o mundo. Da mesma forma que Deus chamou os judeus de antigamente para permanecerem firmes em sua posição contra as nações pagãs, Deus está procurando um povo remanescente que ouse se posicionar contra a fortaleza de Satanás neste mundo. Não tenha medo de desafiar os jovens com esta lição. Eles desejam ser pressionados a fazer grandes coisas para Deus.Eles devem ser lembrados de que Deus os chamou para subir como águias, não para rebaixarem-se como porcos. Eles precisam de alguém que chame o pecado por seu verdadeiro nome e dê uma clara advertência quanto às consequências de transigir com o erro. Como o anjo lembrou a Gideão: não tema; Deus está com você!

Nenhum comentário: