Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Andando com Deus

Lição 9  28 de maio dos  Primários 2011

VERSO PARA DECORAR
“Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado”. Gênesis 5:24.

Resumo da Lição
Enoque viveu na Terra 365 anos. Com 65 anos de idade ele se tornou pai de Matusalém.
Está escrito que ele “andou com Deus”, o que significa que ele e Deus se mantiveram muito perto um do outro durante a vida inteira de Enoque. Enoque estava tão intimamente ligado a Deus que Deus o levou para viver com Ele no Céu. Até hoje Enoque está ali.
Esta lição fala sobre adoração. Enoque e Deus eram amigos tão íntimos que Deus quis que Enoque vivesse com Ele para sempre. Deus deseja ainda hoje que todos nós sejamos seus amigos tão íntimos como Enoque. Deus também quer nos levar para morar com Ele no Céu. Adoramos a Deus quando Lhe agradecemos por estar conosco e quando andamos com Ele diariamente.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Convidar um homem vestido com roupas dos tempos bíblicos para contar a história de Enoque do ponto de vista de Matusalém, seu filho.

Eu sou Matusalém. Vocês sabiam que eu vivi mais do que qualquer outra pessoa? Eu poderia contar-lhes muitas histórias, mas quero contar a respeito do meu pai, Enoque. Ele era um dos descendentes de Adão e Eva. Quando era pequeno, gostava de ouvir suas histórias a respeito da família e do belo jardim onde viveram. Ele também os ouviu contar como haviam pecado. Enoque ouviu atentamente quando mencionaram que Jesus morreria pelos seus pecados.
Enoque aprendeu a amar a Deus pelas histórias que seus antepassados lhe contaram.
Quando Enoque estava com 65 anos de idade (com a idade que os avós de vocês provavelmente têm), eu nasci. Depois que eu nasci meu pai me disse que ele aprendeu a amar a Deus ainda mais. Ele disse que fazia tudo para me proteger, e assim foi compreendendo
como Deus devia Se sentir só ao pensar em enviar Seu filho Jesus para morrer por nossos pecados.
Ele pensava cada vez mais em Deus. Passava tempo conversando com Deus através da oração.
Frequentemente ia para um lugar retirado para estar a sós com Deus. Quando Enoque estava conversando com Deus, sabíamos que não devíamos importuná-lo.
Deus e Enoque eram amigos muito íntimos. Deus lhe contou muitas coisas. Contou-lhe sobre o dilúvio que viria. Falou-lhe sobre o nascimento de Jesus, Sua vida e morte na cruz. Contou-lhe sobre Sua ressurreição, Sua segunda vinda e tudo o que aconteceria nesse meio tempo.
Enoque não passava todo o seu tempo em oração. Às vezes ele brincava conosco. Muitas vezes ele nos contava acerca das coisas que Deus lhe dissera. Fazia com que tudo parecesse muito empolgante.
Por ele ter tantas coisas interessantes para dizer, sempre tínhamos amigos e vizinhos que vinham conversar com ele. Meu pai frequentemente pregava sobre as coisas que Deus lhe contava. As pessoas boas gostavam dele. Mas as pessoas más não gostavam de Enoque porque ele lhes dizia para não pecar.
De vez em quando ele se encontrava com os filhos de Caim, com seus netos, bisnetos e trinetos.
Algumas pessoas lhe deram atenção e pararam de pecar. Mas outras não se importaram e continuaram a pecar ainda mais. Ele sempre chegava em casa triste quando voltava dessas viagens.
Embora Enoque continuasse viajando e pregando, ele constantemente conversava com Deus e O adorava. Quanto mais tempo Enoque passava com Deus, mais se tornava semelhante a Ele.
Seu rosto brilhava de alegria.
Deus permitiu que Enoque visse o Céu, e Enoque desejou muito morar ali. Sabe como é quando você passa tanto tempo na casa do seu melhor amigo que os vizinhos pensam que você mora ali?
Assim era com Deus e Enoque. Enfim, certo dia, Deus realmente levou Enoque com Ele para o Céu.
Algumas pessoas o viram sair para estar com Deus – pessoas boas e más. Elas nos contaram sobre isso. Algumas achavam que aquilo fora um truque. Algumas o procuraram em todos os lugares, mas não o encontraram. Ele, porém, não estava em nenhum desses lugares. Estava no Céu e não voltaria mais para viver na Terra.
Meus sentimentos pareciam divididos. Eu sentia muito a falta dele, mas sabia que ele certamente estava feliz no Céu. O melhor de tudo é que eu sabia que Deus também era meu amigo.
Ele também é seu amigo. Você pode andar com Ele todos os dias, assim como meu pai, Enoque, andou. Eu tenho procurado seguir seu exemplo. Espero que você também o faça.

Nenhum comentário: