Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Fuga dos Escravos

LIÇÃO 5 dos adolescentes 30 de abril de 2011

História Bíblica: Êxodo 12:34-51; 13-15.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 25.

I. SINOPSE
A história dos israelitas atravessando o Mar Vermelho lembra a história humana em diferentes níveis. Primeiro, conta a história da salvação. Deus vem em resgate de Seu povo e o livra da escravidão.
Esta também é a história da tendência humana de oscilar entre a fé e a dúvida.
A redenção que Deus operou pelos escravos judeus não poderia ter sido mais dramática.
Os israelitas testemunharam em primeira mão o estupendo poder de Deus para dividir o Mar Vermelho, para que eles fizessem uma travessia segura. Deus os conduziu através de uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite. Que Deus estava nessa situação
com Seu povo, estava claro desde o início.
Contudo, apesar da evidente direção de Deus, os israelitas rapidamente passaram a duvidar dEle e a criticar Moisés e Arão. Quão inconstante pode ser o espírito humano!
Esta história também amplia nossa compreensão de adoração. A canção do livramento em Êxodo 15 é considerada uma das mais profundas expressões de adoração já escritas.
Na realidade, é a canção de todo ser humano, porque todos somos pecadores que precisam desesperadamente da graça de Deus.
Finalmente, é um relato da história humana do amor eterno de Deus por Seu povo.
Como Deus demonstrou paciência para com Seu povo de antigamente, assim Ele continua a exibir o mesmo espírito longânimo para com Sua igreja. A história dos israelitas atravessando o Mar Vermelho amplia a compreensão de nossa identidade como igreja. Hoje, somos Sua amada noiva, por quem Ele morreu para redimir.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Perguntas para consideração: Milagres como esse produzem fé? Ou será que a fé produz milagres? Vale sugerir, quando avançamos pela fé e agimos convictos de que Deus moverá a montanha, ocorre o que frequentemente muitos considerariam um “milagre”.
Mas se não tivéssemos agido pela fé, o milagre nunca teria acontecido.
No caso dos israelitas, Deus teria partido o Mar Vermelho se Moisés nunca tivesse levantado o cajado em sua mão? Pode ser que milagres como a divisão do Mar Vermelho aconteçam porque confiamos o suficiente em Deus para dar esse salto da fé?

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.

1. O método de guiar os judeus através de uma nuvem e fogo era algo familiar no mundo antigo. Era prática comum entre os persas e gregos usar fogo e fumaça como sinais em suas marchas. De acordo com um bem conhecido papiro, o comandante de um exército egípcio é denominado “uma chama na escuridão à frente de seus soldados”. Semelhantemente, o Senhor também usou fogo e nuvens para manifestar-Se como o líder e general de Seu exército (ver Êxodo 15:3 e 6). (Fonte:
Barnes’ Notes, Informação eletrônica.)

2. Discuta o seguinte comentário de Ellen G. White: “A grande lição ali ensinada é para todos os tempos. Frequentemente a vida cristã é assediada de perigos, e o dever parece difícil de cumprir-se. A imaginação desenha uma ruína iminente perante nós, e, atrás, o cativeiro ou a morte. Contudo, a voz de Deus fala claramente: ‘Avante!’ Devemos obedecer a esta ordem, mesmo que nossos olhares não possam penetrar nas trevas, e sintamos as frias vagas em redor de nossos pés. Os obstáculos que embaraçam o nosso progresso nunca desaparecerão diante de um espírito que se detém ou duvida. Aqueles que adiam a obediência até que toda a sombra da incerteza desapareça, e não fique perigo algum de fracasso ou derrota, nunca absolutamente obedecerão. A incredulidade fala ao nosso ouvido: ‘Esperemos até que os impedimentos sejam removidos, e possamos ver claramente nosso caminho’; mas a fé corajosamente insiste em avançar, esperando tudo, em tudo crendo.” – Patriarcas e Profetas, p. 290.

3. Êxodo 14:3 mostra este interessante detalhe da história: “O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.” Originalmente, Moisés pretendia ir à Terra Prometida através do deserto, mas Deus o guiou em direção ao sul. Ouvindo essa notícia, Faraó sabia que eles estavam completamente cercados, logo que as águas do Mar Vermelho então se estendiam até Bitter Lakes [Lagos Amargos].

(Nos tempos antigos, o Mar Vermelho se estendia muito mais ao norte do que atualmente.)
Por isso, Faraó imaginou que eles ficariam encurralados contra o Mar Vermelho.
Mas a visão de Deus é muito mais ampla que a visão do homem. Quando não somos capazes de ver uma saída para circunstâncias terríveis, Deus conhece um milhão de maneiras de nos livrar.

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
A história do livramento que Deus operou por Israel destaca as confusas realidades da fé. Parece que toda jornada espiritual é composta de altos e baixos. No caso de Israel, não muito tempo depois de experimentarem o maravilhoso livramento de Deus através do Mar Vermelho, eles começaram a reclamar que Deus os havia abandonado. Eles lamentaram:
“Devíamos ter permanecido no Egito em vez de vir ao deserto para morrer.” Porque a história deles muitas vezes reflete a nossa própria, esta lição oferece uma oportunidade ideal para explorar maneiras pelas quais podemos manter nossa fé firme, seja em meio a jardins floridos ou em desertos.

Esta história também proporciona uma maravilhosa metáfora da salvação. Da mesma forma que Deus interveio em favor de Seus filhos no passado, Ele está ansioso para guiar Seus filhos hoje. O livramento vem da parte de um Deus gracioso.
Finalmente, esta história provê vislumbres sobre adoração. Exatamente como Moisés liderou o povo de Deus na Canção de Livramento, depois da travessia do Mar Vermelho, nossa adoração deve ser em resposta à provisão de Deus a nós. Adoramos nosso maravilhoso Deus porque, em Cristo, Ele proveu um meio de escape do pecado e da morte. O que mais podemos fazer senão
cantar e louvá-Lo?

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Uma estratégia de ensino que pode ser bastante eficaz é convidar os alunos a se envolverem no drama da história. Uma maneira de usar essa técnica na história
dos israelitas atravessando o Mar Vermelho é convidá-los a reescrever a canção do livramento (Êxodo 15:1-18), usando uma linguagem moderna. Depois, peça que os alunos dividam essa “canção” em partes e a apresentem como uma peça de teatro.

Nenhum comentário: