Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quem é o Anticristo?

Lição 6 dos Adolescentes 6 de novembro de 2010

I. SINOPSE
A lição desta semana requer sabedoria e habilidade para apresentar com equilíbrio a verdade conforme foi revelada em O Grande Conflito, por Ellen White, e ao mesmo tempo demonstrar sensibilidade às pessoas que não professam nossa fé. O tema abordado esta semana, sem dúvida, tem sido uma das razões principais para muitas tensões inamistosas entre os adventistas do sétimo dia e outras denominações. Com isso em mente, é importante pedir a orientação divina para apresentar esse assunto de maneira que não ofenda as pessoas de outra fé, mas que ao mesmo tempo não menospreze a mensagem vital da Igreja
Adventista do Sétimo Dia de sermos firmes em nossas convicções pessoais, mesmo em meio à corrupção política, abuso de poder e
contrafação da verdadeira adoração a Deus.
Uma maneira de apresentar o assunto aos alunos de forma apropriada é ressaltar que essa profecia se aplica à igreja e seus líderes e não aos fiéis seguidores que sinceramente creem que estão obedecendo à vontade de Deus. É importante lembrar os alunos de que há pessoas sinceras em todas as denominações, que são fiéis à luz que receberam. No momento certo, Deus as chamará para fazer parte de Seu rebanho e demonstrar sua fideli-
dade a Ele em meio à maior provação de toda a história.
As profecias de Apocalipse 13 podem ajudar-nos a entender a estratégia do inimigo nos últimos dias ao trabalhar arduamente por meio do poder do Estado usando o nome de Deus. Através da união da igreja com o Estado, Satanás sabe que muitos serão enga- nados, que a falsa adoração será imposta e a liberdade religiosa negada. Esta lição oferece a oportunidade de abrir os olhos dos alunos quanto aos acontecimentos proféticos por trás das notícias mundiais. À medida que os eventos finais se desenrolam, aproveite essa oportunidade para lembrar os alunos de que a nossa única segurança é permanecer firme “em Cristo”.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras.
O que a Bíblia diz sobre o anticristo? Como na Palavra de Deus encontramos apenas algumas passagens que mencionam o anticristo, analisemos cada uma delas. A primeira passagem em que se faz menção ao anticristo é 1 João 2:18, 22: “Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos
que esta é a última hora. [...] Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega
o Pai e o Filho.” A segunda referência ao anticristo encontrase em 1 João 4:2, 3: “Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus.
Esse é o espírito do anticristo acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.”
Observe que o espírito do anticristo já está presente no mundo. O anticristo não reconhece que Jesus procede de Deus. Em outras
palavras, negar Cristo é agir com espírito do anticristo.
Há mais uma referência ao anticristo em 2 João 1:7. Nessa passagem, lemos que o anticristo nega que Jesus veio em carne. “De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os
quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.”
Toda vez que a palavra anticristo aparece na Bíblia encontra-se no contexto de minar e menosprezar o ministério e a pessoa de Jesus.
O anticristo nega três coisas em relação a Cristo: que Ele é o ungido, que procede de Deus e que veio em carne. Ou seja, o anticristo nega Jesus.
Portanto, quem será o anticristo?
Bem, há muitas teorias. Alguns dos teólogos mais influentes da história apontaram a perseguição dos cristãos encabeçada pela
igreja de Roma e interpretaram esses eventos como a obra do anticristo. O historiador Michael de Semlyen declarou:
“Wycliffe, Tyndale, Lutero, Calvino, Cranmer; no século 17, Bunyan, os tradutores da Bíblia King James e os homens que publicaram as Confissões de Fé de Westminster e Batista; Sir Isaac Newton, Wesley, Whitfield, Jonathan Edwards; e mais recentemente, Spurgeon, Bispo J. C. Ryle e Dr.
Martyn Lloyd-Jones; esses homens entre outros incontáveis, todos foram testemunhas da posição do papado como o anticristo.” – All Roads Lead to Rome?, p. 197,198.
Sem dúvida, o espírito do anticristo tem atuado neste mundo  até mesmo através da influência da igreja. Não se trata de criticar uma pessoa ou igreja. Não se trata de uma pessoa em especial, mas de um sistema político- religioso corrupto que menospreza Jesus.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
O espírito do anticristo pode reinar no coração de qualquer cristão. A palavra anticristo literalmente significa “no lugar de Cristo”.
Geralmente pensamos no prefixo “anti” como “contra”. Para ser mais preciso, esse prefixo significa “em vez de”. Não estão todos os seguidores de Jesus sujeitos à tentação de viver “no lugar de” Cristo? Analise a pergunta da seguinte forma: “Quem estará no controle de minha vida? Eu ou Jesus?”
A pergunta fundamental que vem à tona ao estudarmos sobre o anticristo é esta: Viverei “em” Cristo ou “no lugar de” Cristo? Afinal, não se trata de um estudo sobre o papa, mas sim um estudo sobre você e eu. A pergunta não é “quem é o anticristo?”, mas “viver em Cristo ou no lugar de Cristo?”

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Aprendizado Indutivo
O método de aprendizado indutivo considera que o conhecimento é “construído principalmente pelas experiências do aprendiz e as interações com fenômenos. O instrutor que utiliza o método indutivo começa expondo os alunos a um exemplo concreto, ou exemplos, de determinado conceito. Os aprendizes são encorajados a observar padrões, fazer perguntas ou propor generalizações a partir de suas observações. A função do professor é criar oportunidades e contexto para que os alunos possam sem bem-sucedidos em fazer generalizações apropriadas, como também orientá-los conforme necessário”.
(Fonte:  http://www.landmark.edu/institute/grants_research/biology_success/samples/
inductivedeductive.pdf.)
Ao apresentar o material desta lição, em vez de dizer “a besta é...” ou “o anticristo é...”, permita que os alunos façam as relações por si mesmos. Apresente as evidências bíblicas e o comentário de Ellen White. Em seguida, utilizando o método de aprendizado intuitivo, estimule os alunos a tirar as próprias conclusões

Nenhum comentário: