Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Oposição em Icônio

Lição 1 dos Juvenis 2 de outubro de 2010

Verso Para Memorizar
“Fomos muito combatidos, mas o nosso Deus nos deu coragem para anunciar a vocês a boa notícia que vem dEle.” 1 Tessalonicenses 2:2, NTLH.

Referências
Atos 14:1-7, Atos dos Apóstolos, p. 177-179.

Resumo da Lição
Paulo e Barnabé fizeram sua primeira viagem missionária e pregaram a boa notícia sobre Jesus em Icônio. Pregaram com tanta eficiência que judeus e gentios creram. Mas, alguns judeus se opuseram aos seus ensinamentos e criaram uma conspiração para impedi-los de pregar. Quando amigos de Icônio descobriram o plano para matá-los, avisaram Paulo e Barnabé para saírem da cidade. Eles ouviram o conselho de seus amigos e deixaram Icônio.
Esta lição fala sobre serviço. Muitas vezes quando procuramos servir aqueles que nos cercam, encontramos oposição e preconceito. Deus prometeu nos dar poder para realizar a missão
a qual nos incumbiu. Podemos continuar seguindo a Deus e servindo ao próximo apesar da oposição e do preconceito.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já conheceu alguém que pareceu ter algum preconceito contra você? Como você se sentiu? O que fez a respeito? Como acha que a pessoa reagiu? Paulo e Barnabé enfrentaram preconceito enquanto tentavam espalhar as boas-novas de Jesus. Mas em vez de ficarem desanimados, continuaram seu trabalho porque sabiam que estavam servindo a Jesus.

Vivenciando a História
Pedir que os alunos se imaginem no lugar de Paulo e Barnabé, em Icônio, enquanto alguém lê Atos 14:1-7. Após cada verso, parar e fazer as perguntas a seguir. Se quiser, poderá ser escolhido um escriba para relacionar detalhes da história.
Verso 1: Localizar Icônio no mapa. Onde você vai ao chegar a Icônio? (Sinagoga.)
O que você vê? (Um rolo da Torah na sinagoga, altar, sacerdotes, professores da lei, pessoas sendo curadas, etc.) O que você ouve? (O som de vozes falando sobre Jesus; pessoas aceitando o convite e louvando a Deus, etc.) Que odores sente? (De velas, incenso, odores do corpo, etc.) Que gosto sente? (Boca seca.) Quem você toca? (Os doentes, as crianças.)
Qual é o resultado de sua palestra? (Um grande número de judeus e gentios creem.)
Verso 2: Quem não gosta do que você está fazendo? (Judeus que se recusam a crer.) O que você vê? (Pessoas sussurrando entre si e olhando feio para mim.) O que ouve? (Cochichos, vozes descontentes.) Que odores sente? (Meu próprio odor.) Que gosto sente? (A boca seca.) Quem você toca? (Paulo ou Barnabé para mostrar-lhe o que está acontecendo.)
Verso 3: O que você vê? (A multidão se juntando; rostos irados ou felizes.) O que ouve? (Pedidos de ajuda.) Que odores sente? (Meu próprio odor.) Quem você toca? (Doentes, aleijados, cegos, endemoninhados, doentes mentais, leprosos e crianças.) Que gosto sente? (Pão, frutas e suco servidos nas refeições.) O que você faz apesar de toda a oposição? (Passo bastante tempo ali, falando de Deus com ousadia.) Seguir a Jesus significa servir ao próximo a despeito dos obstáculos. Como Deus confirma Sua mensagem? (Dando-me poder para fazer milagres.)
Verso 4: O que você vê? (Pessoas que geralmente não conversam entre si.) O que ouve? (Boatos.)
Que odores sente? (Os odores da rua.) Que gosto sente? (Sabor de alimentos preparados por irmãos hospitaleiros e carinhosos.) O que toca? (As mãos dos cristãos.) Quais são os dois lados? (A meu favor: judeus e gentios; contra mim: judeus e gentios.) Qual o significado de haver judeus e gentios tanto a seu favor como contra você? (Demonstra que pessoas com preconceitos culturais, religiosos, raciais, étnicos e de gênero acabam se unindo por uma causa comum, seja ela positiva ou negativa.)
Verso 5: Qual é a conspiração? (Pretendem me torturar e me apedrejar) Por que essas pessoas estão dispostas a usar a violência contra você? (Porque isso me silenciaria de uma vez por
todas.) O que você vê? (Os rostos preocupados dos cristãos.) O que ouve? (Vozes ansiosas.) Que odores sente? (De alimentos sendo preparados no local em que estou hospedado.) Que gosto
sente na boca? (A boca seca ao ouvir as notícias; sabor dos alimentos preparados para mim.) O
que você toca? (As mãos e roupas dos irmãos quando fazem um círculo para orar.)
Verso 6: O que você faz quando descobre a conspiração? (Fujo.) O que você vê? (As mãos dos irmãos acenando adeus; não vejo muito porque estou fugindo à noite; estrelas, Lua, sombras.)
O que ouve? (O som da minha respiração enquanto corro.) Que odores sente? (A poeira da estrada; meu suor.) Que gosto sente? (Boca seca; gosto do suor que corre pelo meu rosto; pão velho.)
O que você toca? (Árvores, pedras, capim e os poucos pertences que estou levando.) Onde você está indo? (Listra e Derbe, em Licaônia.)
Verso 7: Você chegou são e salvo em Licaônia. O que você vê? O que ouve? Que odores sente? Que gosto sente? O que toca? (Ver respostas no verso 1.) Como a fuga acaba se tornando uma coisa positiva? (Eu ainda estou vivo, e posso levar a mensagem de Cristo às pessoas que moram em Listra e Derbe. )

image

Nenhum comentário: