Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dizendo “Não”

Lição 10 Primários 4 de setembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.”
Apocalipse 3:11, NVI.

Resumo da Lição
José foi levado para o Egito e vendido a Potifar, o qual o encarregou de toda a sua casa. A esposa de Potifar o tentou a fazer o que era errado. José sempre recusava. Um dia, quando ele tentou escapar, ela lhe agarrou o manto, guardando-o consigo. Então, inventou uma mentira sobre José, dizendo que ele tentou atacá-la. Como resultado dessa mentira, Potifar mandou prender José.
Esta lição fala sobre comunidade. Como José, depois de aprendermos sobre Deus em nossa comunidade cristã, precisamos aceitá-Lo diariamente de todo o coração. Então, Ele nos dará poder para sempre dizer “não” a Satanás.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Pedir que um adulto vestido em roupa (egípcia) dos tempos bíblicos, com faixa na cabeça, represente José enquanto conta a história da lição.
Olá, meninos e meninas! Eu sou José. Quero mostrar a vocês de onde vim e onde estou agora. [José mostra o mapa e explica que está aproximadamente de 300 a 500 quilômetros longe de sua casa.]
Quando fui vendido por meus irmãos, fui tentado a desistir de Deus. Fiquei pensando que Deus não devia ter permitido que eu me tornasse escravo e ficasse tão longe da minha casa. Mas então meus pensamentos se voltaram ao que meu pai me ensinara sobre Deus. Ele me dissera que Deus sempre cumpre Suas promessas e é amável. Decidi entregar-me inteiramente ao Deus de meu pai. [José inclina a cabeça e junta as mãos em posição de oração.] Orei pedindo que Ele fosse comigo nesse lugar estranho e assustador, chamado Egito. E Ele foi comigo. [José coloca faixa na cabeça.]
Deus estava comigo e me abençoava aonde quer que eu fosse. Quando fui vendido a um homem chamado Potifar, Deus abençoou Potifar também! [José se coloca junto à “casa de Potifar”.]
Deus continuava me abençoando e, como resultado, muitas pessoas gostavam de mim. Logo Potifar me deu responsabilidade sobre toda a sua casa.
A esposa de Potifar percebeu que eu fazia um bom trabalho. Parece que ela também gostou da minha aparência. Satanás a usou para me tentar. Um dia, a esposa de Potifar me pediu que fizesse algo que eu sabia que era errado. Eu amava muito a Deus e não queria magoá-Lo. Eu disse a ela um forte “Não”. Na verdade, foi mais do que isso. Eu disse: – Como poderia eu pecar contra Deus? Eu sabia que era errado fazer o que essa mulher estava pedindo. Seria pecado e deixaria Deus triste. Mas a esposa de Potifar não desistia. Todos os dias ela me chamava. E todos os dias
eu recusava, dizendo “Não”. Quando ela percebeu que eu não ia fazer o que ela queria, decidiu criar problema para mim.
– Quero ficar sozinha com você – ela me disse.
– Não – eu disse outra vez.
Então, decidi sair de lá o mais rápido possível. [José sai rapidamente da “casa de Potifar”.] Ao virar-me para sair, ela agarrou meu manto, ficando com ele na mão.
– Socorro! – ela gritou para os outros servos. – José está tentando me agarrar! Não era verdade. Eu fora fiel a Deus e leal a Potifar, meu senhor. Mas a esposa dele mostrou-lhe meu manto e contou que eu a atacara e acabara deixando o manto. Por isso, Potifar mandou que eu fosse colocado na prisão. [José entra na “cela da prisão”.] Já fora terrível ter sido vendido como escravo. Agora mais essa! Perdi meu emprego, embora houvesse decidido não pecar contra Deus nem contra Potifar. Fui colocado na prisão apesar de não ter feito nada errado. Não foi fácil. Embora eu esteja na prisão, sei que Deus ainda está comigo e continuará me abençoando. Tenho certeza de que minha história ainda não terminou.
Preciso esperar e confiar em Deus. Deus quer estar com você também. Quando Ele está conosco é muito mais fácil dizer “Não”
a Satanás e a suas tentações. Aprendi isso quando estava em casa com minha família e nunca me esqueci. Lembrem-se sempre do que aprenderam a respeito de Deus com sua família. Conhecendo
melhor a Deus vocês serão mais fortes. E não precisam se preocupar com o que lhes acontecerá.

Encerramento
Pedir que crianças voluntárias orem agradecendo a Deus pela família cristã que têm e pelo apoio que ela dá, ajudando-as a resistir às tentações de Satanás.

Um comentário:

Neusa disse...

Olá Malu
Estou organizando a EBF e seu site é muito bom. Deus a abençõe. Estarei usando alguns desenhos de José.
Bjs Neusa