Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Poder Sem Limite

Lição 6 dos Juvenis 7 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” Isaías 12:2.

Resumo da Lição
Quando os discípulos disseram a Jesus que as pessoas que O ouviam estavam com fome e logo precisariam comer alguma coisa, Ele miraculosamente proveu alimento para atender a necessidade do povo. Os discípulos reclamaram quando Jesus lhes pediu que alimentassem o povo. Essa é uma reação natural a um problema que parece impossível de solucionar.
Jesus queria que eles colocassem seus óculos espirituais. Ele queria que os discípulos percebessem o potencial de milagre daquela situação, e avançassem com fé, crendo que Ele daria todo o poder que precisavam.
Esta lição fala sobre graça. A impossibilidade da situação nos lembra de que não podemos salvar a nós mesmos, assim como não podemos alimentar 5.000 pessoas na hora do almoço.
Apenas Jesus pode suprir todas as nossas necessidades. Seja qual for a situação em que nos encontramos, não importa quão difícil seja, Jesus é capaz de suprir nossas necessidades e nos mostrar uma solução. Quando enxergamos problemas, Deus vê oportunidades de ajudar nossa fé a crescer. Apenas quando entendermos as nossas limitações, poderemos começar a perceber o quanto Deus é ilimitado.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Se a Atividade Preparatória A não foi feita, dividir os alunos em duplas e dar a cada dupla uma cópia do peixe e uma do pão. Pedir que dividam o peixe e o pão no maior número de pedaços possível. Dar no máximo dois minutos de tempo. Pedir a cada dupla que conte quantos pedaços conseguiram juntar.
Quantos peixes e pães de papel seriam necessários para dar um pedacinho para cada uma daquelas 5.000 pessoas? Ouça a história e veja como Jesus resolveu o problema.

Vivenciando a História
Com antecedência, pedir a um aluno ou um adolescente de outra classe que conte a história da lição, mas do ponto de vista do menino que levou o lanchinho. Como ele se sentiu quando André o levou a Jesus? Como se sentiu quando viu que Jesus alimentou todo o povo com seus cinco pães e dois peixes.
Depois, explicar o conceito da graça que Jesus demonstrou ao alimentar 5.000 pessoas.
(As pessoas tinham uma necessidade, e Jesus supriu essa necessidade sem fazer perguntas.)
Pedir que os alunos encontrem na Bíblia um texto que demonstre a bondade e a graça de Deus ao lidar com eles e escrevam no papel. Dar tempo para enfeitarem com o material disponível. Os alunos poderão usar como marca-páginas. Se o tempo permitir,
cada aluno deverá ler para a classe o texto escolhido.

Encerramento
Quando Jesus perguntou aos discípulos como alimentar todo o povo, estava desafiando-os a reconhecer suas próprias necessidades. Durante esta semana, vamos enfrentar situações que parecem impossíveis. Quando isto acontecer, vamos olhar para elas como necessidades que a graça de Deus pode suprir, e confiar que Jesus nos mostrará Seu poder.
Orar para que cada aluno perceba e tenha a certeza de que Jesus tem a resposta para todas as situações nas quais se encontram.

Um comentário:

Unknown disse...

gosto muito do seu serviço voluntário ao nosso Senhor Jesus, todas as manhãs meu filhinho de 4 anos quer ver a historinha no seu blog por causa dos desenhos. Deus lhe abençoe muito e lhe dê muita força. sou secretária do clube nova jerusalém aqui em manaus nós somos da igreja central AAmaR de Manaus.

yula rodrigues
de manaus- amazonas