Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Milagre do Azeite e da Farinha

Lição 6 do Jardim da Infância 7 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Ele é o nosso Deus, nós […] somos o rebanho do qual Ele cuida.”
Salmo 95:7

image

Resumo da Lição
Durante o tempo de fome, Deus disse a Elias que fosse ao encontro de uma viúva que lhe daria alimento. Para a viúva não foi fácil dar sua última porção de alimento ao profeta de Deus, mas ela decidiu fazê-lo. Deus a abençoou por ser Sua ajudadora. Deus tomou as providências necessárias. Sua última porção de óleo e de farinha durou até o fim m do período de fome. Esta lição fala sobre graça. Pertencemos a Deus. Ele cuida de nós da mesma maneira como cuidou de Elias. Ele sabe do que precisamos e frequentemente usa outras pessoas para suprir nossas necessidades.

Decoração da Sala
Ver Lição 5. Acrescentar itens de um lar palestino descritos na Lição 1. Não se esquecer de incluir uma mesa simples com uma vasilha de farinha e um recipiente de óleo colocados no centro. Também poderão ser acrescentas algumas fatias de pão ou alguns pães sírios.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, a viúva, o filho da viúva.
Montagem do cenário: Com antecedência, colocar os gravetos e galhinhos em volta da sala. Convidar alguém para vir vestido como Elias para contar a história. Uma pessoa se vestirá como a viúva.
(Esta é uma boa oportunidade para envolver adolescentes em seu programa de Escola Sabatina.)

Elias se dirige à frente da sala e convida as crianças para se sentarem em círculo, juntamente com ele, para ouvirem a história. A viúva deve ficar em outra parte da sala, junto a uma mesa com os recipientes de farinha e azeite próximos a ela.
Elias: Desejo contar a vocês sobre uma ocasião especial em que Deus evitou que eu passasse fome! Vocês realmente já passaram muita fome? [Esperar por respostas.]
Eu estava com muita fome e com sede! Toda a água do riacho havia secado e os corvos pararam de trazer comida para mim. Eu sabia que isso aconteceria, pois o povo ainda continuava orando aos ídolos em vez de orar a Deus.
Um ídolo se parece com esta pedra. [Mostrar a pedra e deixar que as crianças a toquem e a segurem.] Vocês acham que esta pedra poderia cuidar das necessidades de vocês? Deus desejava que as pessoas soubessem que apenas Ele poderia ajudá-las. Os ídolos não poderiam fazer isso. Assim, Ele resolveu não enviar mais chuva até que o povo começasse a orar a Deus em vez de orar aos ídolos. Por esta razão eu estava ali sem comida e sem água, com muita fome e sede. Mas Deus ainda estava cuidando de mim. Ele disse para eu ir a um lugar chamado Sarepta, que Ele teria ali uma viúva para me alimentar. Uma viúva é uma mulher cujo marido morreu. Vocês conhecem alguma viúva? [Deixar que as crianças citem o nome de alguma viúva que possam conhecer.] Vejam! [Apontar para a viúva.] Ali está ela. Vamos até lá e vejamos se ela pode contar o restante da história para vocês. [Pedir que as crianças sigam Elias pela sala e se sentem perto da viúva. Ela conta o restante da história.]
Viúva: Eu fiquei muito surpresa quando vi Elias vindo em direção à minha casa. Tudo estava tão seco e quase não havia nada para comer ou beber. Eu estava do lado de fora recolhendo alguns gravetos para fazer fogo, a fim de poder cozinhar a minha última refeição. Vocês gostariam de me ajudar a recolher alguns gravetos? [Pedir às crianças que andem pela sala para juntar alguns gravetos.]
– Obrigado por me ajudarem a juntar os gravetos.
Quando Elias veio até minha casa, eu tinha apenas esta quantidade de farinha [mostrar a farinha] e esta quantidade de azeite [mostrar o azeite]. Ele me pediu para usá-los para fazer um
pão para ele. Eu havia planejado dar o pão para meu filho, mas decidi que Deus queria que eu ajudasse Seu servo.
Quando o pão ficou pronto [mostrar o pão], eu o dei para Elias. [Dar o pão para Elias.] Elias prometera que, se lhe desse o pão, Deus me daria todo o alimento que eu precisasse até começar a chover novamente.
Fiquei feliz por Deus ter enviado Elias e eu ter dado meu pão para ele. Deus me deu toda a farinha e todo o azeite que eu precisava para me alimentar e alimentar meu filho até que voltasse a chover. Que Deus bondoso, não é? Ele enviou Elias para me ajudar justamente quando eu mais precisava dele.

Encerramento
Elias ajudou a viúva a sentir o amor de Deus. Hoje, nós aprendemos que Deus nos mostra amor através de outras pessoas. Vamos agradecer-Lhe por todas as pessoas que Ele usa para mostrar Seu amor por nós. As crianças podem orar ou um professor orará pelo grupo.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Para a próxima semana: Pedir ao pastor ou um dos anciãos o nome de algum membro da sua igreja que esteja doente ou obrigado a permanecer em casa.

Nenhum comentário: