Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ouvidos Atentos

Lição 3 Jardim da Infância 17 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Fala, Senhor, pois o Teu servo está ouvindo.” 1 Samuel 3:9, NVI.

image

Resumo da Lição
Samuel era uma criança não muito mais velha do que as crianças do jardim da infância que ouvem a história. Ele foi morar no tabernáculo com o sacerdote Eli. Certa noite, enquanto estava deitado, ouviu uma voz chamando-o. Ele se levantou e foi ao encontro de Eli. Então, lhe perguntou o que ele queria. Eli disse não ter chamado Samuel e o enviou de novo para a cama. Isso aconteceu mais duas vezes. Na terceira vez, Eli disse para Samuel responder à voz e dizer: “Fala, Senhor, que o Teu servo está ouvindo.” Samuel fez o que Eli lhe disse para fazer, e Deus lhe deu uma mensagem para Eli. Durante o resto de sua vida, Samuel recebeu mensagens de Deus para partilhar com outras pessoas.
Esta lição fala sobre serviço. Samuel ouviu a Eli e a Deus, e seguiu as instruções recebidas deles. Deus ainda fala com as crianças através de Sua Palavra. Podemos ouvir e seguir Suas instruções para ajudar outras pessoas. Quando seguimos Suas instruções, estamos ouvindo a Deus.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir às crianças que façam de conta que são Samuel, e você conta a história como se fosse Eli. Elas podem se deitar em tapetes ou toalhas de banho. Encorajá-las a virem até você e repetirem as palavras de Samuel nos momentos apropriados. Pedir para um adulto se esconder e imitar a voz de Deus. – Olá! Eu sou o sacerdote Eli. Eu já estou bem idoso e minha visão não é mais tão boa. Eu preciso de ajuda, por isso tenho o meu bom amigo Samuel. Ele é apenas um pouco maior que vocês. Quero lhes contar uma história sobre algo que aconteceu no tabernáculo. Era uma noite bem silenciosa. Eu estava dormindo calmamente em minha cama. O menino Samuel também dormia profundamente ali perto.
De repente, ele foi acordado por uma voz chamando-lhe pelo nome: [A voz de Deus chama:
“Samuel!”] O que me lembro a seguir foi ver Samuel em pé ao lado de minha cama, dizendo: “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” [As crianças vêm até você e repetem esta fala.] Eu abri os olhos e disse: “Eu não chamei você. Volte para a cama.” [As crianças se deitam novamente.]
Samuel obedeceu. Ele rapidamente voltou a dormir. Novamente Samuel ouviu seu nome sendo chamado. [A voz de Deus chama: “Samuel!”] Os olhos de Samuel se abriram rapidamente.
Ele teve certeza de que eu o estava chamando. Ele correu até meu quarto. “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” disse ele. [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
Abri os olhos novamente. Bocejei e virei para o outro lado. “Eu não chamei você, meu filho. Volte para a cama”, sussurrei. Samuel caminhou vagarosamente para fora do meu aposento. Ele balançou a cabeça. Ele sabia que alguém o chamara. Se não fora eu, quem poderia ter sido? Samuel não conhecia a voz de Deus porque ele nunca a tinha ouvido antes. Samuel se deitou. [As crianças se deitam novamente.]
Ele se mexeu até ficar confortável. Logo ele dormia profundamente.
[A voz de Deus chama: “Samuel! Samuel!”] O Senhor chamou pela terceira vez. Samuel abriu os olhos. Ele se levantou mais uma vez e correu até onde eu estava. “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” disse ele. [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
De repente, eu percebi de quem era a voz que estava chamando Samuel. Eu lhe disse:
“Volte para a cama. Se você ouvir a voz novamente, diga: ‘Fala, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo.’”
Tenho certeza de que o coração de Samuel bateu mais forte em seu peito. Seria verdade que o Senhor desejava falar com ele? Samuel voltou para a cama como eu lhe dissera que fizesse.
[As crianças se deitam novamente.] Mas, desta vez, Samuel ficou com os olhos bem abertos. Ele esperou. Ouvia atentamente. Quase não ousava respirar.
Novamente Deus chamou: [A voz de Deus chama: “Samuel! Samuel!”] Samuel respondeu:
“Fala, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo.” [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
O Senhor sorriu. Fora por esse motivo que Ele tinha escolhido falar com Samuel. Ele sabia que Samuel, mesmo sendo ainda uma criança, ouviria a Sua voz. Deus sabia que Samuel desejava verdadeiramente ser Seu ajudante.

Encerramento
Orar para que as crianças ouçam Deus lhes falar através dos pais, histórias bíblicas, natureza, etc. Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

Samuel ouve a voz de Deus

Deus chama Samuel

Deus fala com Samuel

Nenhum comentário: