Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um Bom Relatório

Lição 7 dos Adolescentes 15 de maio de 2010

Texto Bíblico: Colossenses; Filipenses
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 44 e 45.
Verso Bíblico: Colossenses 3:17.

I. SINOPSE
A seção Flash da lição do aluno apresenta esta semana uma citação do Espírito de Profecia a respeito dos julgamentos do apóstolo Paulo e de sua prisão por pregar o evangelho de Jesus Cristo. Os julgamentos que Paulo enfrentou contribuíram para chamar mais atenção ao evangelho. Paulo teve até mesmo a oportunidade de testemunhar aos guardas da prisão da corte de César. Ao apresentar a lição desta semana, mostre como os desafi
os e dificuldades do cotidiano que enfrentamos na escola, em casa, no trabalho ou na vizinhança podem ser oportunidades de testemunhar simplesmente pela forma que escolhemos lidar com essas situações. Quem sabe Deus permite que certas coisas aconteçam em nossa vida para que possamos cumprir o propósito específico de abençoar, ajudar ou testemunhar para alguém. Há vários exemplos bíblicos semelhantes à experiência de Paulo. José se encontrou numa situação terrível devido ao ciúme de seus irmãos, mas o Senhor usou as circunstâncias para dar-lhe a oportunidade de salvar a vida de milhares de pessoas durante o período de escassez (ver Gênesis 41:55-57). Na história
da rainha Ester, Mordecai incentivou Ester a ter coragem para enfrentar o rei ao dizer: “Quem sabe não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Ester 4:14).
Apesar de ninguém sentir o desejo de enfrentar dif. crueldades e provações, podemos encarar esses momentos como oportunidades de exaltar o nome de Cristo através de nossas palavras e ações. Assim como na vida de José, da rainha Ester e de Paulo, no fi mal seremos recompensados por termos permanecido leais ao Senhor.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Você já foi acusado de fazer algo que não fez? Já foi punido, mesmo sendo inocente das acusações feitas contra você? Esta semana analisaremos a história do aprisionamento do apóstolo Paulo, que foi condenado e sentenciado à prisão domiciliar sem ter cometido nenhum crime. Veremos também que muitos outros cristãos foram perseguidos e punidos por pregar o evangelho. Descobriremos que em nossa experiência cristã poderemos ser tratados injustamente, mas, mesmo em meio às dificuldades e provações, devemos perseverar e continuar exaltando o nome de Jesus através de nossas palavras e ações.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
1. Antes de Paulo tornar-se cristão, sua missão era perseguir os seguidores de Jesus. Ele realmente acreditava que os cristãos estavam desagradando a Deus ao pregarem que Jesus era Seu Filho. Mesmo depois de se converter e aceitar a Cristo, muitos fiéis ainda tinham medo de Paulo. Não estavam convencidos de que ele havia se convertido de verdade. Depois de ouvirem o relato de sua experiência na estrada de Damasco, de saberem como Jesus apareceu para ele e mudou seu nome de Saulo para Paulo e como se tornou um seguidor de Cristo, os fiéis finalmente
o aceitaram e o receberam em seu meio (Atos 9:20-28).
2. Desde o início do ministério de Paulo os judeus procuraram matar o homem que fora  conhecido como Saulo (Atos 9:23). Após sua conversão, Paulo ficou por algum tempo em Damasco pregando e ensinando sobre Jesus. Em seguida, foi para  Jerusalém e permaneceu com os cristãos daquele lugar. Mais uma vez, os judeus tentaram matá-lo por apontar suas práticas pagãs. Assim, Paulo começou a viajar para outras regiões para pregar o evangelho (ver Atos 9:20-31).
3. A primeira vez que os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos foi em Antioquia (Atos 11:26). Em muitos lugares, o evangelho era pregado apenas entre os judeus. Mas em Antioquia, ao lado de Barnabé, fiel servo de Deus, Paulo pregou e ensinou o evangelho nas igrejas que haviam por lá (Atos 11:24-26). O Senhor, através de Seu Santo Espírito, falou com os profetas e mestres de Antioquia revelando-lhes que tinha uma missão muito especial para Paulo e Barnabé desempenharem. Assim, impuseram-lhes as mãos e fizeram uma oração de dedicação por eles. Em seguida, enviaram-nos para realizar a obra que Deus lhes havia designado (Atos 13:1-2). Paulo e Barnabé foram enviados pelo Espírito Santo para disseminar o evangelho não apenas entre os judeus, mas também entre os gentios (Atos 13:16, 43-48).
4. Paulo e Barnabé viajaram juntos para muitas regiões. Em certa ocasião, voltaram à Antioquia. Naquele local se depararam com uma discussão entre os fiéis se os fiéis não judeus deveriam ou não ser circuncidados. Alguns criam que aqueles que não fossem circuncidados não seriam salvos. Paulo e Barnabé falaram com o povo a respeito de seu ministério entre os gentios e de como muitas pessoas estavam se convertendo e aceitando a Cristo. Falaram dos muitos milagres que Deus estava operando entre os cristãos gentios. Pedro também estava presente na ocasião e testemunhou de como Deus o havia chamado para pregar o evangelho entre os não judeus. Depois de muita discussão, muitos
judeus cristãos concordaram que algumas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Dez Dicas para Professores
1. Domine o conteúdo a ser ensinado.
2. Estude a ciência e a arte de ensinar.
3. Analise as técnicas de ensino e veja o que pode ser aplicado à sua realidade.
4. Associe-se com pessoas que valorizam o ensino.
5. Esteja disposto a experimentar.
6. Nem sempre você será eficaz, mas faça seu melhor cada dia.
7. Seja animado!
8. Preocupe-se sinceramente com seus alunos.
9. Conheça seus alunos.
10. Peça sugestões. Esteja aberto às críticas.
Adaptado de http://www.psychologicalscience.org/observer/getArticle.cfm?id=174

Nenhum comentário: