Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 23 de maio de 2010

O Melhor Amigo

Lição 9 dos Juvenis 29 de maio de 2010

COMUNIDADE – Compartilhamos o amor de Deus em nossos relacionamentos.
➥➥Verso Para Memorizar
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai Eu lhes tornei conhecido.” João 15:15.
➥➥Referências
João 1:35-51; O Desejado de Todas as Nações, 138-143.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Sab er que o evangelho pode ser facilmente compartilhado num ambiente de amizade.
Sentir o desejo de compartilhar o evangelho com amigos.
Falar aos amigos sobre Jesus.
➥➥Mensagem Central
Devemos compartilhar o amor de Jesus com nossos amigos, da mesma maneira que Deus compartilhou Seu Filho conosco.

Resumo da Lição
Jesus atraiu Seus primeiros discípulos quando João Batista dirigiu a atenção de André e João a Jesus, descrevendo-O como o Cordeiro de Deus. André contou a boa-nova a seu irmão, Pedro. Quando Jesus chamou Filipe, este imediatamente chamou o amigo Natanael. É assim que o evangelho cresce. É fácil compartilhar Jesus com nossos amigos.
Esta lição fala sobre comunidade. Deus compartilha boas coisas conosco, e nós, por nossa vez, compartilhamos boas coisas com as pessoas que são especiais para nós.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Escrever a frase “As Dez Mais” no quadro ou em outro lugar bem visível. Pedir aos alunos que pensem em 10 razões por que o conhecimento de Jesus nos faz felizes.
Como cristãos todos nós temos razões para estar felizes por conhecermos Jesus.
A lição de hoje fala de pessoas que estavam tão felizes por conhecerem a Jesus que sentiram o desejo de compartilhar essa boa notícia com seus melhores amigos. A mensagem de hoje é:
DEVEMOS COMPARTILHAR O AMOR DE JESUS COM NOSSOS AMIGOS, DA MESMA MANEIRA QUE DEUS COMPARTILHOU SEU FILHO CONOSCO.

Aplicação da Lição
A Situação é a Seguinte
Com antecedência, fazer uma cópia das situações e recortar. Escolher quatro duplas de alunos para fazerem a dramatização das situações. Distribuir as situações entre as duplas de alunos. Cuidar para que os parceiros não vejam os cartões uns dos outros.
Dar um minuto ou dois para que decidam como vão representar a situação.
À medida que cada cena começa, dizer à classe em que local aquela situação está acontecendo, e quais são os personagens da mesma.
Um: colegas de classe fazendo um dever de matemática juntos.
Dois: amigos num shopping.
Três: amigos íntimos conversando.
Quatro: colegas do mesmo time de futebol da escola.

Encerramento
Orar para que Deus dê aos alunos forças para compartilhar o amor do Pai com seus amigos, assim como Ele compartilhou Jesus e tantas outras coisas boas conosco.

Quem? Quando? Onde? O que aconteceu?

image

image

image

Dinâmicas

13º Discípulo

Material: Cartolina, espelhos (ou papel alumínio ou folha metalizada que reflita imagem), cola.

Faça um cartão para cada criança, dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro o espelho. Do lado de fora escreva: Quem é o 13o discípulo?
Mostre os cartões, sem abrir. Diga às crianças que terão a semana toda para tentar responder à pergunta e que no próximo encontro receberão o cartão com a resposta.

Prepare e distribua uma lista de tarefas a fazer que poderão ajudá-las a encontrar a resposta:
- procurar na Bíblia;
- memorizar o nome dos 12 discípulos de Jesus;
- conversar e entrevistar adultos, pastores, etc..

No encontro seguinte ouvir os relatos e entregar os cartões. Depois que as crianças o abrirem conversar sobre as reações ao ver sua imagem refletida, como e porque cada um é o 13o discípulo, etc..

Escrever o texto de João 15.14 nos cartões.
As crianças podem então preparar um outro cartão para presentear ou preparar convites ou mensagens para distribuir a amigos.

Nenhum comentário: