Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vende-se um Irmão

Lição 10 dos Juvenis 6 de março de 2010

Verso Para Memorizar
“A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras.” Provérbios 12:17.
Referências
Gênesis 37:12-35; Patriarcas e Profetas, p. 208-212.

Resumo da Lição
Os irmãos de José, ao sentirem ciúme, reagiram com impetuosidade e venderam seu próprio irmão como escravo. Eles mentiram para seu pai e disseram que José havia sido morto por um animal. Jacó ficou triste e chorou por seu filho durante muitos dias.
Esta lição fala sobre comunidade. A comunidade cristã pode apoiar as pessoas, ajudando-as a lidar com os problemas de maneira positiva, não mentindo, não sendo desleais nem violentos. Para viver em harmonia na comunidade é necessário ser honesto e positivo.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Quem pode contar uma experiência real de quando sentiu que um amigo ou parente não entendia você? (Dar tempo para respostas somente se os alunos desejarem falar.) Vocês já passaram por uma situação em que sentimentos maus, talvez até falar palavrões ou brigar, pareciam ser a única maneira de lidar com um conflito? Como “falar a verdade com amor” parece ser mais eficiente? (Permitir e conduzir os alunos que desejarem comentar.)
Estamos ainda considerando a história de José e seus irmãos.

Vivenciando a História
Pedir que os alunos se revezem na leitura dos versos de Gênesis 37:12-35. Quando terminarem, dividir a classe em três grupos. Dar a cada grupo um saco contendo os seguintes objetos: uma ovelha de brinquedo ou gravura, uma camiseta ou jaqueta de várias cores, dinheiro de brinquedo.
A história de José e seus irmãos trata de muitas coisas: honestidade, resolução de problemas, inveja, lealdade, violência. Como em muitas outras situações, os irmãos poderiam ter parado de agir daquela forma a qualquer momento e a história teria um fim diferente. Debatam o que os irmãos poderiam ter feito de diferente em vários pontos da história e encenem de maneira mais positiva a resolução do problema com José. Vocês podem usar os itens que estão dentro da sacola como acessórios. Preparem-se para compartilhar sua encenação com a classe e responder perguntas sobre a razão de terem escolhido esse fim para a história.

Explorando o Texto Bíblico
Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre sermos honestos e falar a verdade. Escrever no quadro ou na cartolina as seguintes passagens:
Salmo 51:6
Filipenses 4:8
João 17:17
João 16:13
Provérbios 12:19
Efésios 4:15
À medida que os alunos forem lendo os textos, fazer as perguntas abaixo. Pedir que um aluno escreva as respostas no quadro ao lado do texto correspondente.
Onde a verdade começa?
Salmo 51:6 (dentro de nós).
Como se adquire a verdade?
Filipenses 4:8 (pensando sobre ela).
De onde vem a verdade?
João 17:17 (a Palavra/ou Verbo, que é Deus).
Quem nos guia à verdade?
João 16:13 (o Espírito Santo).
Qual é a consequência da mentira? E de falar a verdade?
Provérbios 12:19 (vida passageira ou encurtada; vida eterna).
O que faltou na vida dos irmãos de José?
Efésios 4:15 (falar a verdade com amor).

Aplicação da Lição
Situação
Um carro blindado desce a rua principal de uma grande cidade. O tumulto e a agitação diária de pessoas ocupadas e apressadas foram interrompidos por uma visão inesperada. Várias sacolas com dinheiro caem do carro. Muitas pessoas correm no meio do tráfego para pegar uma ou duas sacolas. Os carros cantam pneus ao parar e buzinas tocam enquanto as pessoas correm com as sacolas de dinheiro. Quando o motorista do carro blindado vê pelo retrovisor as sacolas caindo, para. Mas milhares de dólares já haviam sido roubados.
De todas as pessoas que roubaram o dinheiro, uma senhora devolveu uma nota de 20 dólares que seu filho ganhou de um amigo. Todos os demais ficaram com o dinheiro.
Analisando
O que você teria feito? O que faria se conseguisse pegar algum dinheiro sem que ninguém visse? É difícil ser honesto? Lembrem-se de que
MOSTRAMOS RESPEITO PELOS OUTROS QUANDO SOMOS HONESTOS E AUTÊNTICOS.

Partilhando a Lição
Afirmações Verdadeiras
Escrever no quadro as palavras HONESTIDADE e AFIRMAÇÃO. Uma afirmação é uma expressão positiva de uma crença. Se você pensa “quero ser uma pessoa honesta”, poderia mudar para “sou uma pessoa honesta”.
Ler novamente os textos da seção Explorando o Texto Bíblico e dar alguns minutos para que os alunos escrevam uma afirmação para cada texto. Em seguida, pedir que partilhem com o restante da classe.
Analisando
Qual a importância de fazer uma afirmação como se já fosse verdade? (A mente começa a trabalhar para mudar o processo imediatamente.) Por que as afirmações são importantes?
(Elas nos ajudam a declarar ideias importantes, o que nos faz mudar, pela graça de Deus.)
Pense em uma pessoa com a qual você possa partilhar uma afirmação esta semana. Use uma das frases que acabou de criar, mude de “eu” para “você”. Por exemplo, procure um colega da escola e diga: “Eu sei que você é uma pessoa honesta; você sabe que...” Dar aos alunos a oportunidade de expressar suas afirmações e com quem desejam compartilhar. Finalmente, dar oportunidade aos alunos de encorajar uns aos outros na classe, seguindo o exemplo dado.

Nenhum comentário: