Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O Sonhador

Lição 9 dos Juvenis 27 de fevereiro de 2010
COMUNIDADE: Tratamos uns aos outros com respeito.
Verso Para Memorizar: “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.” 1 Pedro 2:17.
Referências: Gênesis 37:1-11; Patriarcas e Profetas, p. 208-212.
Resumo da Lição Jacó tinha uma predileção pelo seu filho José e lhe dava presentes mais valiosos em comparação com o que os outros filhos recebiam. Esse tratamento parcial causava problemas. Seus irmãos sentiam ciúmes, mas seu pai não mudou de atitude.
Então, José teve dois sonhos nos quais os membros de sua família se curvavam diante dele. Ao contar os sonhos a seus irmãos, a tensão familiar aumentou.
Esta lição fala sobre comunidade. O senso de comunidade é destruído quando agimos como se fôssemos melhores do que os outros. Cada pessoa foi criada e remida por Deus. Tratar a todos com amizade e respeito, assim como Deus nos trata, cria um senso de comunidade.
Estudo da Lição Introduzindo a História Bíblica
Bárbara e seus amigos sempre fazem gozação da professora de matemática, que se chama Solange. Sempre que seus alunos precisam de ajuda, Solange interrompe o que está fazendo e os ajuda.
Sara sempre se sente desconfortável quando suas colegas ficam cochichando sobre o excesso de peso da professora Solange. Ela nunca diz algo desagradável sobre a professora, mas, às vezes, ela acha algumas brincadeiras engraçadas.
Analisando
O que Sara deveria fazer quando suas amigas fazem piadinhas? O que ela deveria falar às colegas? O que é respeito? O que significa tratar todas as pessoas com respeito? O que acontece quando tratamos as pessoas injustamente? Hoje, estudaremos a história de uma família que teve dificuldade com a imparcialidade e o respeito.
Vivenciando a História Pedir que os alunos leiam Gênesis 37:1-11. Cada um poderá ler um verso em voz alta. Usar uma versão moderna.
Depois da leitura, dividir a classe em duplas. Dar a cada dupla um retrós de linha. Um deve passar a ponta do fio de linha para o outro segurar (deixando uma folga entre os dois). As duplas deverão obedecer às instruções a seguir à medida que forem lidas:
1. Você é apresentado por um amigo. (Acrescente outro pedaço de fio.)
2. Você não encontra esse amigo por meses. (Arrebente um fio.)
3. Vocês se encontram novamente. (Acrescente outro fio.)
4. Vocês vão a um passeio no mesmo grupo. (Acrescente dois fios.)
5. Você ouve uma fofoca sobre a outra pessoa. (Arrebente um fio.)
6. Você senta com a pessoa e conversa sobre o assunto. (Acrescente dois fios.)
7. Vocês telefonam um ao outro no mínimo duas vezes na semana. (Acrescente mais um fio.)
8. Vocês têm um desentendimento. (Arrebente um fio.)
9. Vocês fazem as pazes. (Acrescente três fios.)
10. Você ouve uma grave fofoca sobre seu amigo. (Arrebente todos os fios.)
Os alunos não serão capazes de arrebentar o fio porque seu relacionamento é forte o suficiente para resistir à ameaça.

Nenhum comentário: