Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Missionários em Ação

Lição 9 dos Adolescentes 27 de fevereiro de 2010

Texto Bíblico: Atos 11:19-26; 13; 14:1-26.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 16, 17, 18.
Verso Bíblico: Atos 13:38.

I. SINOPSE
Você pode imaginar o choque que os membrosda igreja primitiva sentiram ao receber a tarefa de levar o evangelho ao mundo? Na verdade, Lucas não mencionou em nenhum momento que se sentiram assim! O que ficou evidente é que em meio à perseguição e às dificuldades, os cristãos primitivos estavam cheios de alegria – e não conseguiam ficar parados. Estavam tão repletos de Cristo que sua empolgação era contagiante. Quando falamos de trabalho missionário hoje, parece que sentimos o peso de tudo o que ainda precisa ser feito “antes de podermos finalmente voltar para casa”. Esse tipo de atitude não aparece em nenhum momento ao lermos o relato da primeira viagem missionária liderada por Paulo.
Os cristãos de Antioquia estavam tão firmes na fé que dois eventos interessantes aconteceram:
(1) A notícia de sua fé chegou a Jerusalém e dois líderes da igreja primitiva foram enviados para ver o que estava acontecendo. (2) O povo de Antioquia criou o termo “cristão” para descrever as pessoas que aceitaram o evangelho de Cristo.
Deus escolheu o lugar certo para que Seu povo iniciasse a todo vapor o trabalho missionário.
Antioquia localizava-se num ponto estratégico do império romano. Os cristãos daquele lugar formavam um grupo multicultural e multirracial. Foram escolhidos dois indivíduos com as características perfeitas para ir até lá. Barnabé, um ancião cheio de compaixão e que possuía o dom do encorajamento, e Paulo, um judeu altamente educado que também era um cidadão romano e um helenista.
Que equipe! Que grupo especial de cristãos deveria ser aquele!

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Há quase dois mil anos, os discípulos de Jesus de Nazaré aceitaram um grande desafio: levar a boa-nova da salvação para um mundo desesperançado. Podemos viver em várias partes do mundo sem um automóvel, mas não poderemos ver Deus sem Jesus. Os discípulos entregaram a vida para levar essa mensagem de esperança às pessoas de sua época. Hoje, é a nossa vez de obedecer à Grande Comissão e tornar o Deus de Abraão, Isaque e Jacó acessível às pessoas que não O conhecem. Quais métodos nossa igreja tem usado atualmente para cumprir a ordem de Cristo em nossa geração? De que maneira Deus o tem chamado para participar desse ministério tão importante?

Aplicando a História
(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
• Há muitos relatos na Bíblia que descrevem como Deus transformou uma situação desanimadora e a usou para cumprir Seus propósitos, sim, para Sua glória. Seja a história de José sendo lançado no poço pelos irmãos, a caminho da escravidão no Egito e depois numa prisão, ou a expulsão de Moisés do palácio do Faraó, ou a dispersão dos cristãos primitivos de Jerusalém, Deus sempre pode transformar uma tragédia numa oportunidade.
Escreva alguns exemplos de transformações assim que ocorreram em sua vida ou na vida de alguém que você conhece.
• O grupo de pessoas que aceitou as boas-novas de Cristo em Antioquia não era formado apenas por judeus, mas também por gentios – pessoas que desconheciam o Deus de Israel e julgavam-nO inacessível, a menos que fossem circuncidadas e aceitassem as tradições judaicas. Os evangelistas enviados para visitar a cidade não se importaram com os paradigmas da época. Pregaram as boas-novas do evangelho e as pessoas aceitaram. Você vê uma oportunidade semelhante ao seu alcance hoje? Há grupos de alunos ou colegas de trabalho para quem você possa levar a mensagem de Cristo?
• Paulo e Barnabé passaram um ano ensinando em Antioquia antes de receberem o chamado para o campo missionário. Há algo que deva fazer hoje para começar a se preparar para cumprir o propósito que o Senhor talvez tenha para você daqui a um ou dois anos?
• Em sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé visitaram primeiro as sinagogas locais e pregaram para as pessoas que estavam mais suscetíveis a aceitar a mensagem.
No entanto, os gentios ouviram e aceitaram a mensagem também. Isso se assemelha de alguma forma à sua experiência? O trabalho
missionário de sua igreja se depara com resultados inesperados?
• Em Antioquia da Pisídia, os missionários pregaram tão bem que foram convidados a voltar no sábado seguinte para continuar o assunto. De que maneira podemos expressar nossa fé de uma forma que as pessoas continuem nos fazendo perguntas?
Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana:
Atos 7; 8:1-3; 9; 18:1-10; Romanos 15:14-22; Efésios 3:7-13; 1 Tessalonicenses 2:1-12.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Deus trabalha de maneira maravilhosa. Pode-se ver um exemplo disso na forma com que Saulo de Tarso foi escolhido para formar a equipe, juntamente com Barnabé, para realizar a primeira viagem missionária. Note que a perseguição de Estêvão foi uma das razões pelas quais os cristãos foram obrigados a fugir da Judeia e espalharem-se pela região. Não se esqueça de que Paulo liderava com todo furor a perseguição à igreja primitiva. A Bíblia relata que Saulo segurou as túnicas das pessoas que apedrejaram Estêvão até a morte. Enquanto Saulo perseguia os cristãos que fugiram de Jerusalém e da Judeia, Deus o encontrou, tirou-lhe a visão e revelou mais tarde que levaria a mensagem da salvação aos gentios.
Paulo era altamente qualificado para desempenhar a tarefa. Primeiro, porque Deus o havia escolhido e, segundo, porque Paulo era um fariseu e um líder de destaque entre os judeus. Além disso, também era cidadão romano e um helenista. Não se restringia apenas à comunidade judaica, mas era um judeu que havia sido criado entre os “pagãos”. Sua visão de mundo não se limitava ao judaísmo. Falava grego e hebraico. Vale a pena ressaltar também que Deus escolheu iniciar o trabalho missionário na Antioquia. Ali havia uma comunidade cristã multicultural e multirracial. Esse grupo estava unido na alegria de espalhar a mensagem por toda a região, sem se incomodar com as diferenças culturais ou étnicas. Haviam aceitado a Cristo e sua alegria era tanta que desejam que outras pessoas O conhecessem, independentemente se eram “pagãs” ou não. Para eles, não havia preconceito.
Outro fato interessante foi a maneira com que Paulo lidou com o feiticeiro e falso profeta judeu chamado Barjesus na visita que fez, juntamente com Barnabé e João Marcos, à ilha de Pafos. Na ocasião em que Barjesus tentou impedi-los de levar a mensagem de salvação ao procônsul, Paulo o repreendeu e disse que ficaria cego. Paulo, cheio do Espírito Santo, fez com Elimas (como se interpreta o nome Barjesus) o mesmo que Deus havia feito com ele na época em que lutava para impedir a disseminação do evangelho. Assim como Paulo, Elimas não ficaria para sempre cego. Não se sabe se Elimas aceitou a verdade depois, mas a Palavra de Deus foi levada ao procônsul, que creu no ensino do Senhor.
Deus é infinitamente sábio e utiliza todas as nossas experiências para fortalecer nossa fé ao sermos duramente provados e “bombardeados” pelo inimigo. No momento em que aceitamos
o chamado de Deus para realizarmos Sua obra, somos capacitados a servi-Lo e isso fortalece nossa fé e nos dá a alegria de mantermos um relacionamento com o Senhor.

Nenhum comentário: