Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sansão e o Templo de Dagon

Lição dos Juvenis 3ª semana 16/01

Verso para Memorizar

“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).

Texto(s) Chave e Referências

Juízes 16:23-31; Patriarcas e Profetas, pág. 560-568 (cap. 54).

A Lição Bíblica de Relance

Sansão está envelhecendo e agora tem que conviver com as conseqüências de seus erros e escolhas erradas. Ele é um prisioneiro cego e ridicularizado pelos filisteus. Enquanto ele está em “exibição” no templo, ele pede a Deus que lhe dê uma última vitória sobre seus inimigos. Como último ato de sua vida, dependendo completamente de Deus, ele derrota mais filisteus do que já tinha feito em toda a sua vida.

Enriquecimento

“Não havia virtude alguma em seu longo cabelo, mas este era sinal de fidelidade para com Deus; e, quando sacrificou este símbolo na satisfação da paixão, perdeu também as bênçãos de que ele era um sinal”...

“Fisicamente falando, Sansão foi o homem mais forte da Terra; mas no domínio de si mesmo, na integridade e firmeza, foi um dos mais fracos.” (Patriarcas e Profetas, págs. 566, 567).

“Gaza era uma das cinco cidades mais importantes dos filisteus. Conhecida por seus muitos muros, Gaza era um  parada vital da rota da grande caravana que ligava o Egito ao sul com Harã ao norte. ...

“Dagon era o deus mais importante dos filisteus, o deus do grão e da colheita. Muitos templos eram construídos a Dagon, e a adoração ali incluía o sacrifício humano. Os templos também eram os centros de entretenimento locais. Da mesma forma que as pessoas hoje se reúnem em teatros, as pessoas das cidades dos filisteus se reuniam no templo local. Eles se sentavam no telhado plano do templo e olhavam para o pátio abaixo. O que normalmente eles viam era a tortura e humilhação de prisioneiros.” (Life Application Bible, Notes and Bible Helps [Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1991], pág. 412).

Exploração Bíblica

Abra sua Bíblia em Juízes 16:25.

Pense nisto...

O que os filisteus pediram para Sansão fazer durante a festa que eles estavam tendo?

Em qual texto podemos encontrar algumas indicações do desejo de Sansão de clamar a Deus nesta hora de angústia?  (verso 28).

Leia os versos 28-30. O que Sansão reconheceu em sua última oração? (que ele era fraco, e que precisava de forças).

Como Deus se sente quando vê nossa incapacidade? (Ele tem compaixão, amor, e simpatia por nós). Peça para um aluno ler Mateus 9:36.

Então, o que Ele faz quanto a isso?  Leia Efésios 2:4, 5. (Ele mostra compaixão e nos salva).

Sansão fez muitas escolhas erradas que arruinaram sua vida, e agora ele era um deficiente visual. Mas a maravilhosa graça de Deus ainda era oferecida a ele. Deus sempre nos ama e está esperando que voltemos para Ele para obtermos a vitória. Vamos repetir nosso verso para decorar de hoje: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Coríntios 15:57).

A VITÓRIA É UM DOM DE DEUS, NÃO O RESULTADO DE NOSSOS ESFORÇOS

2 comentários:

Samuel César disse...

Parabéns querida irmã, estou amando seu espaço e ele tem me ajudado bastante!Um grande abraço e fique com Deus!

Anônimo disse...

AS PESSOAS Q FALAO DAS ESCRITURAS DEVEM OBSERVA-LA MELHOR SANSAO NAO ERROU COMO MUITOS PENSAO E ESSE ERA O PROPOSITO DE DEUS. LEIAM